Resumo: | O presente estudo buscou analisar concepções da prática pedagógica no que se refere ao tratamento dado à heterogeneidade de saberes no 1º ano do 1º ciclo, na área de linguagem. A partir das décadas de 1980 e 1990, houve mudanças significativas no âmbito das contribuições teóricas nos campos da alfabetização e do letramento (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985; MORAIS, 2012; 2005; SOARES, 1998). Acoplado a esses aspectos, o trato da heterogeneidade das aprendizagens também vem sendo prioridade em algumas pesquisas (OLIVEIRA 2010; 2004; CRUZ, 2008). No intento de alcançar o objetivo da pesquisa, recorri, como instrumento metodológico, à entrevista semi-estruturada realizada com três professoras do 1º ano do 1º ciclo de uma escola pública de ensino fundamental I do Distrito Federal, no período entre 14 a 21 de outubro de 2013. Para tratamento dos dados, optei pela análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como dado geral da pesquisa, observei que as professoras tinham clareza quanto à existência de diferentes demandas de seu cotidiano, entretanto, pareciam encontrar dificuldades nas formas de didatização dos objetos de conhecimento na sala de aula, ajustando, claro, o ensino a essa heterogeneidade. |