Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeboraFelixBraga.pdf626,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorBraga, Débora Félix-
dc.identifier.citationBRAGA, Débora Félix. A prática pedagógica e o tratamento da heterogeneidade de saberes na alfabetização. 2013. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar concepções da prática pedagógica no que se refere ao tratamento dado à heterogeneidade de saberes no 1º ano do 1º ciclo, na área de linguagem. A partir das décadas de 1980 e 1990, houve mudanças significativas no âmbito das contribuições teóricas nos campos da alfabetização e do letramento (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985; MORAIS, 2012; 2005; SOARES, 1998). Acoplado a esses aspectos, o trato da heterogeneidade das aprendizagens também vem sendo prioridade em algumas pesquisas (OLIVEIRA 2010; 2004; CRUZ, 2008). No intento de alcançar o objetivo da pesquisa, recorri, como instrumento metodológico, à entrevista semi-estruturada realizada com três professoras do 1º ano do 1º ciclo de uma escola pública de ensino fundamental I do Distrito Federal, no período entre 14 a 21 de outubro de 2013. Para tratamento dos dados, optei pela análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como dado geral da pesquisa, observei que as professoras tinham clareza quanto à existência de diferentes demandas de seu cotidiano, entretanto, pareciam encontrar dificuldades nas formas de didatização dos objetos de conhecimento na sala de aula, ajustando, claro, o ensino a essa heterogeneidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.titleA prática pedagógica e o tratamento da heterogeneidade de saberes na alfabetizaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-11T02:27:59Z-
dc.date.available2014-09-11T02:27:59Z-
dc.date.issued2014-09-11T02:27:59Z-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8355-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons