Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Braga, Débora Félix | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Débora Félix. A prática pedagógica e o tratamento da heterogeneidade de saberes na alfabetização. 2013. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou analisar concepções da prática pedagógica no que se refere ao tratamento dado à heterogeneidade de saberes no 1º ano do 1º ciclo, na área de linguagem. A partir das décadas de 1980 e 1990, houve mudanças significativas no âmbito das contribuições teóricas nos campos da alfabetização e do letramento (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985; MORAIS, 2012; 2005; SOARES, 1998). Acoplado a esses aspectos, o trato da heterogeneidade das aprendizagens também vem sendo prioridade em algumas pesquisas (OLIVEIRA 2010; 2004; CRUZ, 2008). No intento de alcançar o objetivo da pesquisa, recorri, como instrumento metodológico, à entrevista semi-estruturada realizada com três professoras do 1º ano do 1º ciclo de uma escola pública de ensino fundamental I do Distrito Federal, no período entre 14 a 21 de outubro de 2013. Para tratamento dos dados, optei pela análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como dado geral da pesquisa, observei que as professoras tinham clareza quanto à existência de diferentes demandas de seu cotidiano, entretanto, pareciam encontrar dificuldades nas formas de didatização dos objetos de conhecimento na sala de aula, ajustando, claro, o ensino a essa heterogeneidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.title | A prática pedagógica e o tratamento da heterogeneidade de saberes na alfabetização | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T02:27:59Z | - |
dc.date.available | 2014-09-11T02:27:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-11T02:27:59Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8355 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|