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dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorSantos, André Felipe Costa-
dc.identifier.citationSANTOS, André Felipe Costa. Representações sociais dos pais do ensino fundamental sobre a escola. 2014. 108 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar as representações sociais de pais de estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, do Distrito Federal (DF), sobre a escola. O estudo se apoia na Teoria das Representações Sociais (TRS), levando em consideração suas aplicações para investigações em educação. Contou-se, também, com o aporte teórico de investigadores que se debruçam a estudar a relação família/escola. A pesquisa de aspecto quanti-qualitativo, transcorreu em uma (01) escola pública do DF, em duas fases distintas: a primeira delas com setenta e seis (76) pais de estudantes do 4º e 5º ano que constituíram a amostra do questionário de associação livre de palavras, analisado por meio do software EVOC (Ensemble de Programmes Permettant l’analyse des Evocations). A segunda fase contou com um roteiro de entrevista estruturada com a participação de doze (12) pais de estudantes do mesmo ano investigado - os dados foram analisados à luz de uma adaptação da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados da pesquisa indicam como principais representações sociais dos pais sobre a escola: Aprendizado e Educação. Denota-se, por meio destas representações sociais, que a instituição escolar, para os pais, é percebida com um lócus de desenvolvimento da aprendizagem, caracterizando-se, também, como um espaço de educação sistematizada. Vale salientar, ainda, que a escola é reconhecida como um elemento para a cidadania. No que tange ao roteiro de entrevista, verificou-se que os pais reconhecem a importância da relação família-escola no processo de formação de seus filhos, e que, para eles, se torna imperativo a construção de parcerias. Mediante esses resultados, constatou-se que a escola, na representação dos pais, é compreendida com um espaço de desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, contribuindo no desenvolvimento de seus filhos e que a construção de parcerias entre a família e a escola é de fundamental importância para o sucesso pedagógico, de aprendizagem e para a vida em sociedade. ________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work aims analyze the social representations of parents of students of 4th and 5th year of elementary school , from Distrito Federal (DF) , about school . The study builds on the Social Representations Theory ( SRT) , taking into account their applications to research in education. Also counted with the theoretical contribution of researchers huddled studying the relation between family / school. The research aspect quantitative and qualitative was made in a (01) public school in DF, in two distinct phases : the first seventy -six (76) parents of students of 4th and 5th year that constituted the sample of the membership answer the questionnaire free words, analyzed by the software EVOC ( Ensemble de l' analyze des Programmes Permettant evocations ) - 2003 version; The second phase was structured in a interview guide with the participation of twelve (12) parents of students of the same year investigation - the data were analyzed on an adaptation of content analysis proposed by Bardin (1994) . The research results indicate that social representations from parents about the school was: Learning and Education ; It seems, through these social representations that the school institution , for parents , is perceived as a locus of learning development , also characterized as an area of systematic education; It is noteworthy also that the school is recognized as an element of citizenship. Regarding the interview script , it was found that parents recognize the importance of family-school relationship in the training process of their children , and that , for them , it is imperative to build partnerships . Upon these results , it was found that the school , in representation of parents , is understood with a space of cognitive , social , emotional development , contributing to the development of their children and building partnerships between families and schools is crucial for successful teaching , learning and for life in society.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordEducação - participação dos paisen
dc.titleRepresentações sociais dos pais do ensino fundamental sobre a escolaen
dc.title.alternativeSocial representations of parents of elementary school about the school-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-11T01:13:55Z-
dc.date.available2014-09-11T01:13:55Z-
dc.date.issued2014-09-11T01:13:55Z-
dc.date.submitted2014-03-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8349-
dc.language.isoPortuguêsen
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