Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LidyaneAlvesdeMoura.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Organização do espaço como fator de qualidade na educação infantil : visão de professores
Autor(es): Moura, Lidyane Alves de
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Educação de crianças
Qualidade (Educação)
Ambiente de sala de aula
Prática de ensino
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 9-Set-2014
Referência: MOURA, Lidyane Alves de. Organização do espaço como fator de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2014. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar a visão dos professores acerca da organização do espaço como fator de qualidade na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com cinco professoras de uma instituição particular de Educação Infantil. Usou-se como referencial ideias de autores como Zabalza, Forneiro, Sousa, Paniagua e Palácios, David & Weinstein, entre outros. Considerou-se como indicadores da qualidade da organização do espaço as seguintes dimensões: a física, a funcional, a temporal e a relacional. Observou-se que a organização do espaço não pareceu ser, no momento, uma prioridade na prática pedagógica das professoras entrevistadas, com exceção de uma delas. Assim, conclui-se que, embora quatro das cinco professoras realizem práticas que contemplam as dimensões do espaço educativo estudadas, apenas uma delas evidenciou entender o que, para Forneiro, é fundamental: a interrelação entre todas as quatro dimensões e a compreensão de que o espaço é um fator de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons