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https://bdm.unb.br/handle/10483/8338
Título: | Organização do espaço como fator de qualidade na educação infantil : visão de professores |
Autor(es): | Moura, Lidyane Alves de |
Orientador(es): | Sousa, Maria de Fátima Guerra de |
Assunto: | Educação de crianças Qualidade (Educação) Ambiente de sala de aula Prática de ensino |
Data de apresentação: | 11-Jul-2014 |
Data de publicação: | 9-Set-2014 |
Referência: | MOURA, Lidyane Alves de. Organização do espaço como fator de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2014. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho objetivou analisar a visão dos professores acerca da organização do espaço como fator de qualidade na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com cinco professoras de uma instituição particular de Educação Infantil. Usou-se como referencial ideias de autores como Zabalza, Forneiro, Sousa, Paniagua e Palácios, David & Weinstein, entre outros. Considerou-se como indicadores da qualidade da organização do espaço as seguintes dimensões: a física, a funcional, a temporal e a relacional. Observou-se que a organização do espaço não pareceu ser, no momento, uma prioridade na prática pedagógica das professoras entrevistadas, com exceção de uma delas. Assim, conclui-se que, embora quatro das cinco professoras realizem práticas que contemplam as dimensões do espaço educativo estudadas, apenas uma delas evidenciou entender o que, para Forneiro, é fundamental: a interrelação entre todas as quatro dimensões e a compreensão de que o espaço é um fator de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. |
Informações adicionais: | Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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