Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LidyaneAlvesdeMoura.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
dc.contributor.authorMoura, Lidyane Alves de-
dc.identifier.citationMOURA, Lidyane Alves de. Organização do espaço como fator de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2014. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar a visão dos professores acerca da organização do espaço como fator de qualidade na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com cinco professoras de uma instituição particular de Educação Infantil. Usou-se como referencial ideias de autores como Zabalza, Forneiro, Sousa, Paniagua e Palácios, David & Weinstein, entre outros. Considerou-se como indicadores da qualidade da organização do espaço as seguintes dimensões: a física, a funcional, a temporal e a relacional. Observou-se que a organização do espaço não pareceu ser, no momento, uma prioridade na prática pedagógica das professoras entrevistadas, com exceção de uma delas. Assim, conclui-se que, embora quatro das cinco professoras realizem práticas que contemplam as dimensões do espaço educativo estudadas, apenas uma delas evidenciou entender o que, para Forneiro, é fundamental: a interrelação entre todas as quatro dimensões e a compreensão de que o espaço é um fator de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulaen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleOrganização do espaço como fator de qualidade na educação infantil : visão de professoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-09T01:21:46Z-
dc.date.available2014-09-09T01:21:46Z-
dc.date.issued2014-09-09T01:21:46Z-
dc.date.submitted2014-07-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8338-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons