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Título: Análise dos recursos didático-pedagógicos para alunos com deficiência visual em duas escolas públicas do Distrito Federal
Outros títulos: Analysis of teaching-learning resources for students with visual impairment in two public schools in the District
Autor(es): Martins, Lídia Sousa
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Deficientes visuais - educação
Educação inclusiva
Educação especial
Material didático
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 9-Set-2014
Referência: MARTINS, Lídia Sousa. Análise dos recursos didático-pedagógicos para alunos com deficiência visual em duas escolas públicas do Distrito Federal. 2014. 42 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho objetiva identificar como é o atendimento pedagógico para alunos com deficiência visual (DV), em duas salas de recursos de duas escolas públicas no Distrito Federal (DF). Por meio da pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, o estudo expôs conceitos e o processo histórico da Educação Especial e Inclusiva, bem como a realidade vivenciada em duas escolas da rede pública de ensino do DF. No referencial teórico foram abordados conceitos relacionados à Educação Especial e à Educação Inclusiva, os marcos legais que normatizam o assunto no Brasil, à deficiência visual tais como as características da cegueira e da visão subnormal e os recursos didático-pedagógicos indicados para o atendimento educacional voltado as pessoas com deficiência visual. Para a coleta das informações foram entrevistadas três professoras lotadas em duas escolas da rede pública de ensino do DF. Da análise e discussão dos resultados obtidos, pôde-se concluir que cada escola possui suas particularidades, contudo, as duas são escolas inclusivas, com trabalhos diferenciados. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current work aims to identify how the pedagogic support for students with visual impairment works in two resource rooms on public schools at Distrito Federal (DF). By the means of qualitative, descriptive and field research, the study exposed concepts and the historical process of special and inclusive education, as well as the reality experienced in two schools on the public education network in DF. On the theoretical references there were studied concepts regarding special and inclusive education, the legal milestones that regulate the matter on Brazil, the inherent aspects of visual impairment such as blindness characteristics and subnormal vision and pedagogical resources available for the education support aimed at visual impairments. There were interviewed three teachers working on two schools of the public education network in DF. From the analysis and discussion of the gathered results, it can be concluded that each school has its particularities. Nevertheless, both schools are considered inclusive with distinct work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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