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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorMartins, Lídia Sousa-
dc.identifier.citationMARTINS, Lídia Sousa. Análise dos recursos didático-pedagógicos para alunos com deficiência visual em duas escolas públicas do Distrito Federal. 2014. 42 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva identificar como é o atendimento pedagógico para alunos com deficiência visual (DV), em duas salas de recursos de duas escolas públicas no Distrito Federal (DF). Por meio da pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, o estudo expôs conceitos e o processo histórico da Educação Especial e Inclusiva, bem como a realidade vivenciada em duas escolas da rede pública de ensino do DF. No referencial teórico foram abordados conceitos relacionados à Educação Especial e à Educação Inclusiva, os marcos legais que normatizam o assunto no Brasil, à deficiência visual tais como as características da cegueira e da visão subnormal e os recursos didático-pedagógicos indicados para o atendimento educacional voltado as pessoas com deficiência visual. Para a coleta das informações foram entrevistadas três professoras lotadas em duas escolas da rede pública de ensino do DF. Da análise e discussão dos resultados obtidos, pôde-se concluir que cada escola possui suas particularidades, contudo, as duas são escolas inclusivas, com trabalhos diferenciados. ________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe current work aims to identify how the pedagogic support for students with visual impairment works in two resource rooms on public schools at Distrito Federal (DF). By the means of qualitative, descriptive and field research, the study exposed concepts and the historical process of special and inclusive education, as well as the reality experienced in two schools on the public education network in DF. On the theoretical references there were studied concepts regarding special and inclusive education, the legal milestones that regulate the matter on Brazil, the inherent aspects of visual impairment such as blindness characteristics and subnormal vision and pedagogical resources available for the education support aimed at visual impairments. There were interviewed three teachers working on two schools of the public education network in DF. From the analysis and discussion of the gathered results, it can be concluded that each school has its particularities. Nevertheless, both schools are considered inclusive with distinct work.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes visuais - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.titleAnálise dos recursos didático-pedagógicos para alunos com deficiência visual em duas escolas públicas do Distrito Federalen
dc.title.alternativeAnalysis of teaching-learning resources for students with visual impairment in two public schools in the Districten
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-09T00:35:28Z-
dc.date.available2014-09-09T00:35:28Z-
dc.date.issued2014-09-09T00:35:28Z-
dc.date.submitted2014-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8335-
dc.language.isoPortuguêsen
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