Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8333
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PolianaNogueiraRezende.pdf810,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Socialização dos valores no ensino fundamental : reflexões sobre uma prática pedagógica
Autor(es): Rezende, Poliana Nogueira
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Valores sociais
Socialização
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 8-Set-2014
Referência: REZENDE, Poliana Nogueira. Socialização dos valores no ensino fundamental: reflexões sobre uma prática pedagógica. 2013. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Presente estudo pretende refletir sobre a importância dos valores sociais no processo de socialização na formação cidadã do aluno, sendo este o objetivo geral do trabalho. Nesse sentido, buscou-se trabalhar com intervenções pedagógicas do Ensino Fundamental II de uma escola particular da Asa Norte/Brasília a fim de despertar o sentido dos valores sociais que são imprescindíveis nas relações humanas. Além disso, realizou-se entrevista com a orientadora escolar para investigar como a escola trabalha os valores no cotidiano escolar dos alunos. A socialização é um processo contínuo que necessita constantemente de mediação e de diálogo para que esse momento torna-se significativo ao aluno é possível praticá-la quando há interação social entre os indivíduos. A partir dos teóricos Jean Piaget, Paulo Freire, Alberto Rodrigues, Peter Worsley verifica- se que há um resgate dentro das instituições sociais escolar e familiar a fim de estabelecer a importância dos valores na sociedade. Portanto, por meio das intervenções pedagógicas, foi possível identificar que os alunos consideram importantes os valores sociais e a escola como uma instituição social que permite e contribui para prática constante da socialização da criança através dos valores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons