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https://bdm.unb.br/handle/10483/8329
Título: | Análise do projeto interventivo da EJA para estudantes com necessidades educacionais especiais sob a perspectiva da exclusão internalizada |
Autor(es): | Leal, Rubens de Amorim |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar |
Data de apresentação: | Jul-2013 |
Data de publicação: | 5-Set-2014 |
Referência: | LEAL, Rubens de Amorim. Análise do projeto interventivo da EJA para estudantes com necessidades educacionais especiais sob a perspectiva da exclusão internalizada. 2013. 91 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho final de curso tem como objetivo geral à análise da implementação do (Projeto Interventivo da EJA para Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais) e como objetivos específicos conhecer a proposta do projeto em relação a exclusão e inclusão; Identificar a percepção da comunidade escolar em relação ao projeto interventivo; Discutir sobre as condições de acesso e permanência do estudante com necessidades educacionais especiais na EJA, maior de 14 anos que se encontra em defasagem idade/série; Identificar as diversas conceituações sobre inclusão, exclusão e deficiência. Para que tais objetivos fossem alcançados, o referencial teórico está pautado na construção histórica da deficiência, a influência dos determinantes econômicos na construção do conceito de deficiência, exclusão e inclusão e como o capital faz uso dos termos da inclusão para excluir. Foi desenvolvida uma metodologia interpretativa das narrativas dos sujeitos para a realização da pesquisa empírica, qualitativa. Utilizou-se questionários com questões abertas com os pais, professores e profissionais da educação, sendo realizada no contexto de uma escola pública do Distrito Federal na cidade de Santa Maria/DF. Foi possível estabelecer relações entre o sentido das vivências discriminatórias e os instrumentos de práticas de inclusão e exclusão. Os resultados sugerem que todos os sujeitos são marcados por formas de exclusão. Porém o reconhecimento da exclusão se dá apenas de forma indireta na narrativa em função de práticas veladas de exclusão. O Projeto Interventivo da EJA para Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, canalizam e reforça a cultura de culpabilização do sujeito deficiente e sua família pelo seu fracasso escolar, isentando o Estado da responsabilidade da educação formal. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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