Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8320
Título: | Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil : visão de professores |
Autor(es): | Cunha, Patrícia Nogueira da |
Orientador(es): | Sousa, Maria de Fátima Guerra de |
Assunto: | Educação de crianças Qualidade (Educação) Professores |
Data de apresentação: | 9-Jul-2014 |
Data de publicação: | 5-Set-2014 |
Referência: | CUNHA, Patrícia Nogueira da. Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2014. 150 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso de pedagogia teve como objetivo investigar a visão de professores da educação infantil sobre envolvimento e bem-estar das crianças como fatores de qualidade nesse contexto. Para tal, fundamentou-se na abordagem qualitativa, onde foram entrevistadas seis professoras, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial é baseado no modelo de Educação Experiencial de Laevers (2004), nos aspectos de qualidade de Zabalza (1998), bem como nas contribuições de Pascal e Bertram (1996), Sousa (1998) e Libâneo (1998). A análise e discussão dos dados mostram que na visão das professoras, o sentido da Educação Infantil de qualidade está em atender às necessidades das crianças, visando o seu envolvimento e bem- estar e, portanto, potencializar seu desenvolvimento e aprendizagem, o que expõe que o foco da Educação Infantil está nas crianças e na participação da família, professores(as), gestores(as), profissionais da educação e sociedade em geral, aspectos essenciais para a construção da qualidade, pois contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. A pesquisa, mostrou a relevância do papel do professor de crianças pequenas ao conduzir atividades são fundamentais para o envolvimento destas, contribuindo assim para a qualidade na educação tanto quanto em seu trabalho pedagógico. Observou-se também a utilidade dos indicadores de envolvimento e bem-estar pode melhorar a qualidade das práticas pedagógicas dos professores(as). |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons