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Título: Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil : visão de professores
Autor(es): Cunha, Patrícia Nogueira da
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Educação de crianças
Qualidade (Educação)
Professores
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 5-Set-2014
Referência: CUNHA, Patrícia Nogueira da. Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2014. 150 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de pedagogia teve como objetivo investigar a visão de professores da educação infantil sobre envolvimento e bem-estar das crianças como fatores de qualidade nesse contexto. Para tal, fundamentou-se na abordagem qualitativa, onde foram entrevistadas seis professoras, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial é baseado no modelo de Educação Experiencial de Laevers (2004), nos aspectos de qualidade de Zabalza (1998), bem como nas contribuições de Pascal e Bertram (1996), Sousa (1998) e Libâneo (1998). A análise e discussão dos dados mostram que na visão das professoras, o sentido da Educação Infantil de qualidade está em atender às necessidades das crianças, visando o seu envolvimento e bem- estar e, portanto, potencializar seu desenvolvimento e aprendizagem, o que expõe que o foco da Educação Infantil está nas crianças e na participação da família, professores(as), gestores(as), profissionais da educação e sociedade em geral, aspectos essenciais para a construção da qualidade, pois contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. A pesquisa, mostrou a relevância do papel do professor de crianças pequenas ao conduzir atividades são fundamentais para o envolvimento destas, contribuindo assim para a qualidade na educação tanto quanto em seu trabalho pedagógico. Observou-se também a utilidade dos indicadores de envolvimento e bem-estar pode melhorar a qualidade das práticas pedagógicas dos professores(as).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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