Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria de Fátima Guerra de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Patrícia Nogueira da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Patrícia Nogueira da. Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2014. 150 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso de pedagogia teve como objetivo investigar a visão de professores da educação infantil sobre envolvimento e bem-estar das crianças como fatores de qualidade nesse contexto. Para tal, fundamentou-se na abordagem qualitativa, onde foram entrevistadas seis professoras, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial é baseado no modelo de Educação Experiencial de Laevers (2004), nos aspectos de qualidade de Zabalza (1998), bem como nas contribuições de Pascal e Bertram (1996), Sousa (1998) e Libâneo (1998). A análise e discussão dos dados mostram que na visão das professoras, o sentido da Educação Infantil de qualidade está em atender às necessidades das crianças, visando o seu envolvimento e bem- estar e, portanto, potencializar seu desenvolvimento e aprendizagem, o que expõe que o foco da Educação Infantil está nas crianças e na participação da família, professores(as), gestores(as), profissionais da educação e sociedade em geral, aspectos essenciais para a construção da qualidade, pois contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. A pesquisa, mostrou a relevância do papel do professor de crianças pequenas ao conduzir atividades são fundamentais para o envolvimento destas, contribuindo assim para a qualidade na educação tanto quanto em seu trabalho pedagógico. Observou-se também a utilidade dos indicadores de envolvimento e bem-estar pode melhorar a qualidade das práticas pedagógicas dos professores(as). | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | en |
dc.subject.keyword | Professores | en |
dc.title | Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil : visão de professores | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-09-05T22:32:58Z | - |
dc.date.available | 2014-09-05T22:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-05T22:32:58Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8320 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|