Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PatriciaNogueiradaCunha.pdf718,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
dc.contributor.authorCunha, Patrícia Nogueira da-
dc.identifier.citationCUNHA, Patrícia Nogueira da. Envolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil: visão de professores. 2014. 150 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso de pedagogia teve como objetivo investigar a visão de professores da educação infantil sobre envolvimento e bem-estar das crianças como fatores de qualidade nesse contexto. Para tal, fundamentou-se na abordagem qualitativa, onde foram entrevistadas seis professoras, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial é baseado no modelo de Educação Experiencial de Laevers (2004), nos aspectos de qualidade de Zabalza (1998), bem como nas contribuições de Pascal e Bertram (1996), Sousa (1998) e Libâneo (1998). A análise e discussão dos dados mostram que na visão das professoras, o sentido da Educação Infantil de qualidade está em atender às necessidades das crianças, visando o seu envolvimento e bem- estar e, portanto, potencializar seu desenvolvimento e aprendizagem, o que expõe que o foco da Educação Infantil está nas crianças e na participação da família, professores(as), gestores(as), profissionais da educação e sociedade em geral, aspectos essenciais para a construção da qualidade, pois contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. A pesquisa, mostrou a relevância do papel do professor de crianças pequenas ao conduzir atividades são fundamentais para o envolvimento destas, contribuindo assim para a qualidade na educação tanto quanto em seu trabalho pedagógico. Observou-se também a utilidade dos indicadores de envolvimento e bem-estar pode melhorar a qualidade das práticas pedagógicas dos professores(as).en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.titleEnvolvimento e bem-estar como fatores de qualidade na educação infantil : visão de professoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-05T22:32:58Z-
dc.date.available2014-09-05T22:32:58Z-
dc.date.issued2014-09-05T22:32:58Z-
dc.date.submitted2014-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8320-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons