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Título: Formação para a autonomia na vivência de uma educadora
Autor(es): Sena, Josy Dayanne Mendes
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Professores - formação
Autonomia - educação
Data de apresentação: 24-Mar-2014
Data de publicação: 4-Set-2014
Referência: SENA, Josy Dayanne Mendes. Formação para a autonomia na vivência de uma educadora. 2014. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca compreender o processo de construção da autonomia na formação do professor por meio de diálogos com vivências de uma educadora em formação. Parte-se de uma questão desencadeadora: como os educadores constroem práticas que levam à autonomia, se em sua formação não tiverem contato com experiências pedagógicas e teorias que os ajudem no conhecimento e construção da autonomia? O Ensaio realizado inicia com a conceituação de autonomia e aborda dimensões da sua construção, buscando em autores como Paulo Freire, José Pacheco e Freinet bases teóricas e práticas para essa reflexão. Em seguida, dialoga com António Nóvoa e outros autores, sobre o eu pessoal e o eu profissional do educador, refletindo acerca do professor como pessoa, considerando o seu processo educativo em ambientes formais e informais. São revisitados e problematizados diversos espaços educativos no processo da vida universitária da formanda, recorrendo-se a registros em diários de bordo elaborados no decurso dos Projetos acadêmicos vivenciados. Reflete-se acerca de momentos significativos em diversos contextos educativos e sua importância para a construção da autonomia da autora como pessoa e educadora, destacando como as práticas pessoais influenciam práticas profissionais e vice-versa. Percebe-se a importância de vivenciar, no processo formativo, práticas de construção da autonomia que, em diálogo com a teoria, contribuam para a formação de profissionais inovadores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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