Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JosyDayanneMendesSena.pdf478,05 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorSena, Josy Dayanne Mendes-
dc.identifier.citationSENA, Josy Dayanne Mendes. Formação para a autonomia na vivência de uma educadora. 2014. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso busca compreender o processo de construção da autonomia na formação do professor por meio de diálogos com vivências de uma educadora em formação. Parte-se de uma questão desencadeadora: como os educadores constroem práticas que levam à autonomia, se em sua formação não tiverem contato com experiências pedagógicas e teorias que os ajudem no conhecimento e construção da autonomia? O Ensaio realizado inicia com a conceituação de autonomia e aborda dimensões da sua construção, buscando em autores como Paulo Freire, José Pacheco e Freinet bases teóricas e práticas para essa reflexão. Em seguida, dialoga com António Nóvoa e outros autores, sobre o eu pessoal e o eu profissional do educador, refletindo acerca do professor como pessoa, considerando o seu processo educativo em ambientes formais e informais. São revisitados e problematizados diversos espaços educativos no processo da vida universitária da formanda, recorrendo-se a registros em diários de bordo elaborados no decurso dos Projetos acadêmicos vivenciados. Reflete-se acerca de momentos significativos em diversos contextos educativos e sua importância para a construção da autonomia da autora como pessoa e educadora, destacando como as práticas pessoais influenciam práticas profissionais e vice-versa. Percebe-se a importância de vivenciar, no processo formativo, práticas de construção da autonomia que, em diálogo com a teoria, contribuam para a formação de profissionais inovadores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãoen
dc.titleFormação para a autonomia na vivência de uma educadoraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-04T23:48:18Z-
dc.date.available2014-09-04T23:48:18Z-
dc.date.issued2014-09-04T23:48:18Z-
dc.date.submitted2014-03-24-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8306-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons