Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7922
Título: | O lúdico na aprendizagem da educação de jovens e adultos na escola municipal Castro Alves em Serra do Ramalho-BA |
Autor(es): | Silva, Maria Nazaré Marques |
Orientador(es): | Sousa, Luzia Costa de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Aprendizagem Brincadeiras Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | Nov-2013 |
Data de publicação: | 22-Jul-2014 |
Referência: | SILVA, Maria Nazaré Marques. O Lúdico na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Castro Alves – Serra do Ramalho–BA. 2013. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília; Universidade Aberto do Brasil, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem por tema O Lúdico na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral é investigar o espaço que as brincadeiras ocupam e qual a relação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Inclui um estudo teórico voltado para o conceito histórico de jovens e adultos, concepção sobre o cuidar, fundamentos sobre as instituições escolares, aborda o tema principal sobre a importância da ludicidade como um dos diversos instrumentos que influenciam no desenvolvimento cognitivo e social dos educandos, atuando de forma dinâmica na relação entre educandos e educadores. A metodologia tem abordagem qualitativa, usando como instrumentos de coleta de dados, a observação sistemática e entrevistas com questionário, além de discussão estruturada com o grupo focal. Os participantes da pesquisa foram três professoras da Educação de Jovens e Adultos e seis alunos. A base teórica da análise, discussão e interpretação é fundamentada em autores como Freire (1996), Santos (1997), Kishimoto (1997), dentre outros. Os resultados obtidos nesse estudo demonstraram a compreensão e a importância das atividades lúdicas nesta modalidade de ensino. Apontam ainda, que a organização dos espaços e do tempo destinado ao lúdico é marcada pelas concepções dos atores que exercem atividades pedagógicas na escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons