Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaNazareMarquesSilva.pdf360,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Luzia Costa de-
dc.contributor.authorSilva, Maria Nazaré Marques-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Nazaré Marques. O Lúdico na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Castro Alves – Serra do Ramalho–BA. 2013. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília; Universidade Aberto do Brasil, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho tem por tema O Lúdico na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral é investigar o espaço que as brincadeiras ocupam e qual a relação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Inclui um estudo teórico voltado para o conceito histórico de jovens e adultos, concepção sobre o cuidar, fundamentos sobre as instituições escolares, aborda o tema principal sobre a importância da ludicidade como um dos diversos instrumentos que influenciam no desenvolvimento cognitivo e social dos educandos, atuando de forma dinâmica na relação entre educandos e educadores. A metodologia tem abordagem qualitativa, usando como instrumentos de coleta de dados, a observação sistemática e entrevistas com questionário, além de discussão estruturada com o grupo focal. Os participantes da pesquisa foram três professoras da Educação de Jovens e Adultos e seis alunos. A base teórica da análise, discussão e interpretação é fundamentada em autores como Freire (1996), Santos (1997), Kishimoto (1997), dentre outros. Os resultados obtidos nesse estudo demonstraram a compreensão e a importância das atividades lúdicas nesta modalidade de ensino. Apontam ainda, que a organização dos espaços e do tempo destinado ao lúdico é marcada pelas concepções dos atores que exercem atividades pedagógicas na escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.titleO lúdico na aprendizagem da educação de jovens e adultos na escola municipal Castro Alves em Serra do Ramalho-BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-22T16:30:05Z-
dc.date.available2014-07-22T16:30:05Z-
dc.date.issued2014-07-22T16:30:05Z-
dc.date.submitted2013-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7922-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons