Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdeliceIsabeldeOliveiraSena.pdf524,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.contributor.authorSena, Adelice Isabel de Oliveira-
dc.identifier.citationSENA, Adelice Isabel de Oliveira. As atividades lúdicas nos processos de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.en
dc.description.abstractO universo infantil é caracterizado pela forte presença dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Assim, as atividades lúdicas podem ser um forte aliado no processo de desenvolvimento da criança e da apropriação de conhecimentos. Deste modo, o presente trabalho objetiva verificar como tem sido a utilização dos jogos, brinquedos e brincadeiras pelas crianças em processo de alfabetização. Ademais, objetiva-se analisar as dificuldades que os docentes sentem em incluir esses instrumentos de ensino em sua prática de sala de aula. Parto da premissa de que a instituição de educação deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam situações significativas de aprendizagem, se quiser alcançar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio-afetivas. O que só acontecerá se o processo de formação da criança for vista como um ato inacabado, sempre sujeito a novas inserções, a novos recuos, a novas tentativas, já que esse processo de transformação acontece cotidianamente. A metodologia utilizada no presente estudo teve como principais instrumentos de coleta e análise de dados e informações a observação, entrevistas semi-estruturadas e análise documental, realizadas com as professoras e a coordenadora de uma escola pública no município de Carinhanha - Bahia. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, na análise das entrevistas, devido ao reduzido número de profissionais que atuam nessas turmas de 2º ano. Dentre as conclusões desta pesquisa, percebe-se que ainda existe muita dificuldade para os professores trabalharem o lúdico na escola pesquisada pelo fato do material ser insuficiente e também pela falta de preparo dos profissionais que ali atuam.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordCrianças - formaçãoen
dc.titleAs atividades lúdicas nos processos de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-19T02:33:59Z-
dc.date.available2014-07-19T02:33:59Z-
dc.date.issued2014-07-19T02:33:59Z-
dc.date.submitted2013-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7890-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons