Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnnaVanessaLimadeOliveira.pdf926,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios do método freiriano no sistema de ensino da EJA: experiência pedagógica com o programa BB educar em Santa Maria - DF
Autor(es): Oliveira, Anna Vanessa Lima de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Programa BB educar
Santa Maria (DF)
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - abordagem freiriana
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: OLIVEIRA, Anna Vanessa Lima de. Desafios do método freiriano no sistema de ensino da EJA: experiência pedagógica com o programa BB educar em Santa Maria - DF. 2013. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, desenvolvida através do Programa BB educar e do Projeto de Economia Solidária e Educação realizado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A experiência com o EJA no programa BB educar realizado na Associação Atlética de Santa Maria - AASM nos evidenciou os desafios de trabalhar a abordagem freiriana no sistema de ensino na EJA. A Educação de Jovens e Adultos é um segmento que possui singularidades relativas aos sujeitos da aprendizagem que participam desse processo, assim a implementação de novas formas de ensinar exige um momento de adaptação dos educadores e principalmente dos educandos. E quando utilizamos a abordagem freiriana nos deparamos com a necessidade de mudanças mais profundas na relação ensino-aprendizagem. A reflexão sobre a perspectiva de inovação da didática na EJA está traduzida em três capítulos: o primeiro mostra, na primeira parte, a EJA historicamente, levantando os seus principais aspectos, bem como analisando alguns programas educativos direcionados a este segmento. A segunda parte explora a abordagem freiriana, expondo as principais ideias colocadas por Paulo Freire em relação à alfabetização de Jovens e Adultos e a educação popular. O segundo capítulo traz a experiência pedagógica com o Programa BB Educar em Santa Maria - DF, também expondo as características, as metodologias, dificuldades, os desafios e os resultados do Programa. Por fim, apresenta-se no último capítulo reflexões e posicionamentos referentes à problematização gerada diante da experiência com o Programa. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Work Completion Course aims to provide a pedagogical experience within the Education for Youth and Adults , developed by Program Project BB educate and Solidarity Economy and Education held at the Faculty of Education at the University of Brasilia . The experience with the program EJA BB educate held in the AASM demonstrated the challenges of working in the traditional curriculum approach Freire 's educational system in EJA . The Youth and Adults Education is a segment that has singularities relating to the subjects participating in this learning process. The implementation of new ways of teaching requires a period of adaptation of the teachers and especially the students and when used approaches Freirian faced with the need for deeper changes in the teaching-learning relation. Thinking about the prospect of innovation in traditional curriculum of Brazilian education system of EJA is translated into three chapters : the first shows in the first part , the EJA historically , raising its key aspects , as well as analyzing some educational programs targeted to this segment. The second part explores the Freirean approach , exposing the main ideas put forward by Paulo Freire in relation to youth and adult literacy and popular education . The second chapter brings pedagogical experience with BB Educate Program in Santa Maria, also exhibiting the characteristics, methods , difficulties , challenges and results of the program . Finally, it is presented in the last chapter reflections and positions regarding the problematic generated on the experience with the program.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons