Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnnaVanessaLimadeOliveira.pdf926,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorOliveira, Anna Vanessa Lima de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Anna Vanessa Lima de. Desafios do método freiriano no sistema de ensino da EJA: experiência pedagógica com o programa BB educar em Santa Maria - DF. 2013. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, desenvolvida através do Programa BB educar e do Projeto de Economia Solidária e Educação realizado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A experiência com o EJA no programa BB educar realizado na Associação Atlética de Santa Maria - AASM nos evidenciou os desafios de trabalhar a abordagem freiriana no sistema de ensino na EJA. A Educação de Jovens e Adultos é um segmento que possui singularidades relativas aos sujeitos da aprendizagem que participam desse processo, assim a implementação de novas formas de ensinar exige um momento de adaptação dos educadores e principalmente dos educandos. E quando utilizamos a abordagem freiriana nos deparamos com a necessidade de mudanças mais profundas na relação ensino-aprendizagem. A reflexão sobre a perspectiva de inovação da didática na EJA está traduzida em três capítulos: o primeiro mostra, na primeira parte, a EJA historicamente, levantando os seus principais aspectos, bem como analisando alguns programas educativos direcionados a este segmento. A segunda parte explora a abordagem freiriana, expondo as principais ideias colocadas por Paulo Freire em relação à alfabetização de Jovens e Adultos e a educação popular. O segundo capítulo traz a experiência pedagógica com o Programa BB Educar em Santa Maria - DF, também expondo as características, as metodologias, dificuldades, os desafios e os resultados do Programa. Por fim, apresenta-se no último capítulo reflexões e posicionamentos referentes à problematização gerada diante da experiência com o Programa. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractWork Completion Course aims to provide a pedagogical experience within the Education for Youth and Adults , developed by Program Project BB educate and Solidarity Economy and Education held at the Faculty of Education at the University of Brasilia . The experience with the program EJA BB educate held in the AASM demonstrated the challenges of working in the traditional curriculum approach Freire 's educational system in EJA . The Youth and Adults Education is a segment that has singularities relating to the subjects participating in this learning process. The implementation of new ways of teaching requires a period of adaptation of the teachers and especially the students and when used approaches Freirian faced with the need for deeper changes in the teaching-learning relation. Thinking about the prospect of innovation in traditional curriculum of Brazilian education system of EJA is translated into three chapters : the first shows in the first part , the EJA historically , raising its key aspects , as well as analyzing some educational programs targeted to this segment. The second part explores the Freirean approach , exposing the main ideas put forward by Paulo Freire in relation to youth and adult literacy and popular education . The second chapter brings pedagogical experience with BB Educate Program in Santa Maria, also exhibiting the characteristics, methods , difficulties , challenges and results of the program . Finally, it is presented in the last chapter reflections and positions regarding the problematic generated on the experience with the program.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordPrograma BB educaren
dc.subject.keywordSanta Maria (DF)en
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA) - abordagem freirianaen
dc.titleDesafios do método freiriano no sistema de ensino da EJA: experiência pedagógica com o programa BB educar em Santa Maria - DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-18T15:28:05Z-
dc.date.available2014-07-18T15:28:05Z-
dc.date.issued2014-07-18T15:28:05Z-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7869-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons