Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EuniceMariadeOliveiraPrates.pdf325,98 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDeconto, Neuza Maria-
dc.contributor.authorPrates, Eunice Maria de Oliveira-
dc.identifier.citationPRATES, Eunice Maria de Oliveira. Jogos, brincadeiras e brinquedos: atividades lúdicas como forma de ensinar e aprender na educação infantil. 2013. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho monográfico foi produzido com o objetivo de tratar da importância dos jogos, brincadeiras e brinquedos e como eles podem ser incluídos no currículo escolar da pequena escola rural, no município de Carinhanha- Bahia. Para conseguir as informações necessárias foi realizada uma pesquisa onde teve como base a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, observou-se três salas de aula da Educação Infantil e realizou-se uma entrevista com cinco professoras da instituição educacional. Tendo como ponto de partida a importância do conhecimento sobre o universo lúdico, meio pelo qual a criança comunica-se com o mundo e consigo mesma. Além de favorecer a aceitação da existência de outras pessoas, com as quais ela irá estabelecer relações sociais e construir os conhecimentos que servirão para seu crescimento. O jogo os brinquedos e o brincar são atividades de grande valor na formação da criança, pois esses são recursos usados para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo e através dessas atividades a criança se integra, libera emoções, desenvolve a imaginação. Assim, para desempenhar este trabalho, recorreu-se ao estudo de grandes autores que escreveram sobre o tema, entre eles: Oliveira, (2000), (Huizinga, 2007, Santos, (2002) Rau 2007) e outros, além de leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Leituras essas que direcionou a investigação e posicionamento acerca dos jogos brincadeiras e brinquedos nos ambientes educacionais. A apresentação dos resultados deixou evidente que os educadores da escola pesquisada apresentaram uma grande compreensão do brincar e do lúdico como recurso pedagógico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.titleJogos, brincadeiras e brinquedos : atividades lúdicas como forma de ensinar e aprender na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-18T02:38:06Z-
dc.date.available2014-07-18T02:38:06Z-
dc.date.issued2014-07-18T02:38:06Z-
dc.date.submitted2013-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7867-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons