Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Deconto, Neuza Maria | - |
dc.contributor.author | Prates, Eunice Maria de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | PRATES, Eunice Maria de Oliveira. Jogos, brincadeiras e brinquedos: atividades lúdicas como forma de ensinar e aprender na educação infantil. 2013. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico foi produzido com o objetivo de tratar da importância dos jogos, brincadeiras e brinquedos e como eles podem ser incluídos no currículo escolar da pequena escola rural, no município de Carinhanha- Bahia. Para conseguir as informações necessárias foi realizada uma pesquisa onde teve como base a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, observou-se três salas de aula da Educação Infantil e realizou-se uma entrevista com cinco professoras da instituição educacional. Tendo como ponto de partida a importância do conhecimento sobre o universo lúdico, meio pelo qual a criança comunica-se com o mundo e consigo mesma. Além de favorecer a aceitação da existência de outras pessoas, com as quais ela irá estabelecer relações sociais e construir os conhecimentos que servirão para seu crescimento. O jogo os brinquedos e o brincar são atividades de grande valor na formação da criança, pois esses são recursos usados para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo e através dessas atividades a criança se integra, libera emoções, desenvolve a imaginação. Assim, para desempenhar este trabalho, recorreu-se ao estudo de grandes autores que escreveram sobre o tema, entre eles: Oliveira, (2000), (Huizinga, 2007, Santos, (2002) Rau 2007) e outros, além de leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Leituras essas que direcionou a investigação e posicionamento acerca dos jogos brincadeiras e brinquedos nos ambientes educacionais. A apresentação dos resultados deixou evidente que os educadores da escola pesquisada apresentaram uma grande compreensão do brincar e do lúdico como recurso pedagógico. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | en |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | en |
dc.title | Jogos, brincadeiras e brinquedos : atividades lúdicas como forma de ensinar e aprender na educação infantil | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-18T02:38:06Z | - |
dc.date.available | 2014-07-18T02:38:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18T02:38:06Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7867 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|