Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EuniceMariadeOliveiraPrates.pdf325,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos, brincadeiras e brinquedos : atividades lúdicas como forma de ensinar e aprender na educação infantil
Autor(es): Prates, Eunice Maria de Oliveira
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Crianças - desenvolvimento
Brincadeiras
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: PRATES, Eunice Maria de Oliveira. Jogos, brincadeiras e brinquedos: atividades lúdicas como forma de ensinar e aprender na educação infantil. 2013. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este trabalho monográfico foi produzido com o objetivo de tratar da importância dos jogos, brincadeiras e brinquedos e como eles podem ser incluídos no currículo escolar da pequena escola rural, no município de Carinhanha- Bahia. Para conseguir as informações necessárias foi realizada uma pesquisa onde teve como base a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, observou-se três salas de aula da Educação Infantil e realizou-se uma entrevista com cinco professoras da instituição educacional. Tendo como ponto de partida a importância do conhecimento sobre o universo lúdico, meio pelo qual a criança comunica-se com o mundo e consigo mesma. Além de favorecer a aceitação da existência de outras pessoas, com as quais ela irá estabelecer relações sociais e construir os conhecimentos que servirão para seu crescimento. O jogo os brinquedos e o brincar são atividades de grande valor na formação da criança, pois esses são recursos usados para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo e através dessas atividades a criança se integra, libera emoções, desenvolve a imaginação. Assim, para desempenhar este trabalho, recorreu-se ao estudo de grandes autores que escreveram sobre o tema, entre eles: Oliveira, (2000), (Huizinga, 2007, Santos, (2002) Rau 2007) e outros, além de leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Leituras essas que direcionou a investigação e posicionamento acerca dos jogos brincadeiras e brinquedos nos ambientes educacionais. A apresentação dos resultados deixou evidente que os educadores da escola pesquisada apresentaram uma grande compreensão do brincar e do lúdico como recurso pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons