Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7866
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NadiaPereiradaSilvaAlmeida.pdf866,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Preconceito x crescimento da educação à distância no Brasil : uma discussão frente à realidade da UnB/UAB no curso de pedagogia
Autor(es): Almeida, Nádia Pereira da Silva
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Educação à distância
Preconceitos e antipatias
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: ALMEIDA, Nádia Pereira da Silva. Preconceito x crescimento da educação à distância no Brasil: uma discussão frente à realidade da UnB/UAB no curso de pedagogia. 2013. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: O predomínio do preconceito na educação à distância tem se tornado um agente de preocupação. Em função disso, este trabalho procura fazer uma discussão frente à realidade da UnB/UAB, no contexto do Curso de Pedagogia. Para isso, foi construído um panorama histórico da EaD no Brasil e no mundo, bem como apresentada a sua evolução ao longo dos tempos. Consoante a isso, a questão do preconceito foi abordada com o intuito de trazer ao leitor uma reflexão sobre a temática, principalmente por se acreditar na existência da relação e influência do preconceito em função do crescimento da EaD. Essa hipótese também gerou a investigação dos motivos do preconceito e de possíveis contradições em relação à EaD. A metodologia de pesquisa está embasada na perspectiva qualitativa, que está dividida em duas etapas: a análise de conteúdos e a pesquisa de campo. Para tanto, foram selecionados dados em bases eletrônicas, além da aplicação de questionários para alunos do Curso de Pedagogia da UnB - EaD e presencial. O tratamento dos dados se deu através da análise do conteúdo, por meio da qual se constatou a contradição entre preconceito e crescimento da EaD. Por fim, a pesquisa traz para o leitor uma reflexão sobre a realidade da EaD no Brasil, bem como esclarece esta modalidade de ensino e sua evolução histórica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons