Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaMariaSenadeCarvalho.pdf916,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os reis e os reisados no município de Carinhanha-BA : memória e identidade cultural - construção, sentido e significado
Autor(es): Carvalho, Ana Maria Sena de
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Reis e reisados
Cultura popular - Carinhanha (BA)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: CARVALHO, Ana Maria Sena de. Os reis e os reisados no município de Carinhanha-BA: memória e identidade cultural - construção, sentido e significado. 2013. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha, 2013.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso -TCC em Pedagogia a Distância apresenta a reflexão e pesquisa empírica em torno do tema Os Reis e Reisados do Município de Carinhanha-BA. O objetivo geral foi analisar como se constrói a memória e a identidade cultural dos participantes Idosos dos Reis e Reisados, no município de Carinhanha-BA, e verificar nesse processo quais as possibilidades pedagógicas dessa construção, para compreender seus sentidos e significados nos processos de ensino e aprendizagens. Para desenvolver a investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com participantes Idosos dos Reis e Reisado eprofessoras do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Os estudos teóricos geraram em torno dos conceitos de cultura e cultura popular brasileira, relação da cultura, memória e identidade cultural -construção, sentido e significados, os reis e reisados na tradição brasileira e as possibilidades pedagógicas da cultura popular no espaço escolar, baseados nas teorias dos estudiosos Vannuchi(2006),Silva(2008), Brandão(2002), Fávero(2001), Torres e Cavalcante (2008), Cascudo(2002), Caldas(1986), entre outros. E o resultado da pesquisa mostrou que, para os integrantes dos reis e reisados, participar do grupo é uma forma de construir a memória e identidade cultural, e suas apresentações são meios de transmissão para as gerações mais novas. No entanto, nas práticas pedagógicas das professoras entrevistadas vimos que não é dada a devida importância a essa construção e transmissão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons