Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizGraciaSantos.pdf502,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de professoras alfabetizadoras de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BA
Autor(es): Santos, Luiz Gracia
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Professores alfabetizadores
Prática de ensino
Letramento
Alfabetização
Data de apresentação: 14-Mar-2014
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: SANTOS, Luiz Gracia. Práticas de professoras alfabetizadoras de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BA. 2014. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2014.
Resumo: Alfabetização e letramento tem sido um tema muito discutido na contemporaneidade, por conta da existência de muitas questões no campo da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consistiu em analisar se as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pelas professoras de uma escola da rede pública de ensino de Serra do Ramalho-BA contribuíam para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Para tanto, este estudo, abordou a alfabetização e letramento no processo educativo de alunos do ensino fundamental I, partindo dos desafios enfrentados e das práticas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras. Para a realização desse estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, subsidiada nos seguintes autores Ferreiro & Teberosky (1986), Ferreiro (2003), Freire (1988), Cunha (2007), Chartier (2002), Ludke e André (1986) e Soares (2004). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação participante e o questionário. A presente pesquisa aproximou da conclusão que as professoras não apresentavam uma formação específica para o trabalho com alfabetização e letramento, mas faziam uso de práticas que valorizavam conhecimentos teóricos e metodológicos pautados na realidade dos sujeitos aprendentes de forma que contribuíam para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, a prática das professoras alfabetizadoras deixavam claro que alfabetizar e letrar eram ações complementares, bem como a discussão e as observações feitas versavam sobre a validade de uma prática de alfabetização na perspectiva do letramento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons