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dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSantos, Luiz Gracia-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Gracia. Práticas de professoras alfabetizadoras de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BA. 2014. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2014.en
dc.description.abstractAlfabetização e letramento tem sido um tema muito discutido na contemporaneidade, por conta da existência de muitas questões no campo da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consistiu em analisar se as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pelas professoras de uma escola da rede pública de ensino de Serra do Ramalho-BA contribuíam para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Para tanto, este estudo, abordou a alfabetização e letramento no processo educativo de alunos do ensino fundamental I, partindo dos desafios enfrentados e das práticas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras. Para a realização desse estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, subsidiada nos seguintes autores Ferreiro & Teberosky (1986), Ferreiro (2003), Freire (1988), Cunha (2007), Chartier (2002), Ludke e André (1986) e Soares (2004). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação participante e o questionário. A presente pesquisa aproximou da conclusão que as professoras não apresentavam uma formação específica para o trabalho com alfabetização e letramento, mas faziam uso de práticas que valorizavam conhecimentos teóricos e metodológicos pautados na realidade dos sujeitos aprendentes de forma que contribuíam para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, a prática das professoras alfabetizadoras deixavam claro que alfabetizar e letrar eram ações complementares, bem como a discussão e as observações feitas versavam sobre a validade de uma prática de alfabetização na perspectiva do letramento.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores alfabetizadoresen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.titlePráticas de professoras alfabetizadoras de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-17T01:01:31Z-
dc.date.available2014-07-17T01:01:31Z-
dc.date.issued2014-07-17T01:01:31Z-
dc.date.submitted2014-03-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7849-
dc.language.isoPortuguêsen
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