Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Santos, Luiz Gracia | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luiz Gracia. Práticas de professoras alfabetizadoras de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BA. 2014. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2014. | en |
dc.description.abstract | Alfabetização e letramento tem sido um tema muito discutido na contemporaneidade, por conta da existência de muitas questões no campo da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consistiu em analisar se as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pelas professoras de uma escola da rede pública de ensino de Serra do Ramalho-BA contribuíam para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Para tanto, este estudo, abordou a alfabetização e letramento no processo educativo de alunos do ensino fundamental I, partindo dos desafios enfrentados e das práticas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras. Para a realização desse estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, subsidiada nos seguintes autores Ferreiro & Teberosky (1986), Ferreiro (2003), Freire (1988), Cunha (2007), Chartier (2002), Ludke e André (1986) e Soares (2004). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação participante e o questionário. A presente pesquisa aproximou da conclusão que as professoras não apresentavam uma formação específica para o trabalho com alfabetização e letramento, mas faziam uso de práticas que valorizavam conhecimentos teóricos e metodológicos pautados na realidade dos sujeitos aprendentes de forma que contribuíam para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, a prática das professoras alfabetizadoras deixavam claro que alfabetizar e letrar eram ações complementares, bem como a discussão e as observações feitas versavam sobre a validade de uma prática de alfabetização na perspectiva do letramento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores alfabetizadores | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.title | Práticas de professoras alfabetizadoras de uma escola pública municipal de Serra do Ramalho - BA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-17T01:01:31Z | - |
dc.date.available | 2014-07-17T01:01:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-17T01:01:31Z | - |
dc.date.submitted | 2014-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7849 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|