Resumo: | Este trabalho reflete e discute os principais aspectos do jogo como método essencial ao processo de ensino-aprendizagem das crianças a partir dos referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa empírica com abordagem qualitativa de natureza descritiva, na discussão e análise dos dados recolhidos em campo, utilizando como instrumentos de coleta de dados, observação e entrevistas semiestruturadas junto a duas professoras, uma coordenadora pedagógica e uma vice-diretora de uma escola da rede pública do município de Carinhanha/BA. O estudo analisa os conteúdos curriculares relacionados ás atividades lúdicas na escola pesquisada, bem como, discute e problematiza, do ponto de vista teórico e conceitual a presença do lúdico na Educação Infantil fundamentado em alguns dos principais autores da temática, tais como: Maluf (2003), Huizinga (2000), Kishimoto (1996), Piaget, (1972) e Froebel (2001). O presente estudo discute ainda, a importância do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem da educação infantil, com enfoque no jogo, e suas possibilidades pedagógicas no contexto escolar. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This work reflects and discusses the main aspects of the game as essential to the teaching- learning process of children method, from the theoretical and methodological frameworks of empirical qualitative research is descriptive in nature in discussion and analysis of the data collected in the field using as instruments for data collection, observation and semi-structured interviews with the two teachers , an educational coordinator and a deputy director of a public school in the city of Carinhanha / BA . The study analyzes the curricular content related to playing in the school studied , as well as discussing and discusses, from a theoretical and conceptual view of the presence of playfulness in kindergarten based on some of the main authors of the theme , such as : Maluf (2003 ) Huizinga (2000) Kishimoto (1996) , Piaget, (1972) and Froebel (2001) . This study also discusses the importance of playfulness in the processes of teaching and learning in early childhood education, focusing on the game, and its pedagogical possibilities in the school context. |