Resumo: | O trabalho apresentado tem como tema central o estudo sobre “O brincar e as brincadeiras como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental I”, pensando sua aplicabilidade na escola e buscando informações para as nossas inquietações. Dessa forma, foi estruturado com base em levantamento teórico sobre o tema, onde os estudos foram fundamentados em autores como: Antunes (2003), Maluf (2003 e 2012), Dallabona e Mendes (2013), Ribeiro e Batista (2013), entre outros, tendo em vista que esses autores demonstram a importância do brincar no desenvolvimento social e intelectual da criança. A coleta de dados foi levantada mediante uma pesquisa qualitativa, em três turmas, duas do 2º ano e uma do 3º ano, em uma instituição escolar da Rede Municipal de Ensino de Carinhanha/BA, por meio da observação participante, que permitiu um envolvimento maior com o objeto pesquisado e um acompanhamento de perto desse objeto. Dessa forma, como pesquisadora, me tornei parte integrante do grupo investigado. E foi utilizada também a entrevista semiestruturada, que exerce um papel fundamental nas pesquisas cientificas, pois possibilita maior flexibilidade, permitindo um contato direto entre pesquisador e entrevistado.Os dados apresentados demonstraram que as professoras entrevistadas percebem a importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, e que o brincar e as brincadeiras se constituem em possibilidades de aprendizagens para a criança. No entanto, isto não se refle na prática, ainda falta, nessas docentes, maior aprofundamento no conhecimento sobre como desenvolver as brincadeiras e ações mais efetivas na prática em sala de aula. |