Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Deconto, Neuza Maria | - |
dc.contributor.author | Leite, Kátia Larissa Nascimento | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Kátia Larissa Nascimento. O brincar e a brincadeira como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental I. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013. | en |
dc.description.abstract | O trabalho apresentado tem como tema central o estudo sobre “O brincar e as brincadeiras como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental I”, pensando sua aplicabilidade na escola e buscando informações para as nossas inquietações. Dessa forma, foi estruturado com base em levantamento teórico sobre o tema, onde os estudos foram fundamentados em autores como: Antunes (2003), Maluf (2003 e 2012), Dallabona e Mendes (2013), Ribeiro e Batista (2013), entre outros, tendo em vista que esses autores demonstram a importância do brincar no desenvolvimento social e intelectual da criança. A coleta de dados foi levantada mediante uma pesquisa qualitativa, em três turmas, duas do 2º ano e uma do 3º ano, em uma instituição escolar da Rede Municipal de Ensino de Carinhanha/BA, por meio da observação participante, que permitiu um envolvimento maior com o objeto pesquisado e um acompanhamento de perto desse objeto. Dessa forma, como pesquisadora, me tornei parte integrante do grupo investigado. E foi utilizada também a entrevista semiestruturada, que exerce um papel fundamental nas pesquisas cientificas, pois possibilita maior flexibilidade, permitindo um contato direto entre pesquisador e entrevistado.Os dados apresentados demonstraram que as professoras entrevistadas percebem a importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, e que o brincar e as brincadeiras se constituem em possibilidades de aprendizagens para a criança. No entanto, isto não se refle na prática, ainda falta, nessas docentes, maior aprofundamento no conhecimento sobre como desenvolver as brincadeiras e ações mais efetivas na prática em sala de aula. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | en |
dc.title | O brincar e a brincadeira como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental I | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-16T23:27:55Z | - |
dc.date.available | 2014-07-16T23:27:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-16T23:27:55Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7842 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|