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Título: Afetividade na educação infantil
Autor(es): Luz, Alana Souza
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Educação de crianças
Afetividade
Prática de ensino
Data de apresentação: 8-Jul-2013
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: LUZ, Alana Souza. Afetividade na educação infantil. 2013. 88 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho oferece uma reflexão acerca da Educação Infantil, sua história e sobre a prática docente comprometida com as dimensões que envolvem os sentimentos, emoções e afetividade atreladas ao desenvolvimento cognitivo de crianças pequenas. Desta forma, conhecer a trajetória da Educação Infantil no Brasil bem como suas implicações no conceito de infância é de fundamental importância. A partir daí a afetividade entra em xeque como um elemento essencial da prática docente para o estímulo e favorecimento do prazer ao aprender e segurança oferecida ao aluno para que se desenvolva. Os aspectos apresentados neste trabalho são visto a partir de uma perspectiva histórica cultural. A pesquisa aqui adotada é de ordem qualitativa e pretende mostrar a visão do docente sobre sua atuação como também a visão da criança em relação a essa mesma atuação. O instrumento utilizado foi um questionário com sete questões abertas.Utilizou-se também observação em sala de aula e a estratégia de contação de histórias para as crianças. Os participantes foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e dezenove crianças de uma turma de Educação Infantil, de um colégio particular situado na Asa Norte/ Brasília –DF. Os resultados da pesquisa apontam que a afetividade se encontra vinculada ao processo de ensino-aprendizagem, influenciando o gostar e a motivação da criança. Conclui-se, portanto, que a afetividade é imprescindível na melhoria da educação e do desenvolvimento integral da criança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
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