Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlanaSousaLuz.pdf3,07 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorLuz, Alana Souza-
dc.identifier.citationLUZ, Alana Souza. Afetividade na educação infantil. 2013. 88 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho oferece uma reflexão acerca da Educação Infantil, sua história e sobre a prática docente comprometida com as dimensões que envolvem os sentimentos, emoções e afetividade atreladas ao desenvolvimento cognitivo de crianças pequenas. Desta forma, conhecer a trajetória da Educação Infantil no Brasil bem como suas implicações no conceito de infância é de fundamental importância. A partir daí a afetividade entra em xeque como um elemento essencial da prática docente para o estímulo e favorecimento do prazer ao aprender e segurança oferecida ao aluno para que se desenvolva. Os aspectos apresentados neste trabalho são visto a partir de uma perspectiva histórica cultural. A pesquisa aqui adotada é de ordem qualitativa e pretende mostrar a visão do docente sobre sua atuação como também a visão da criança em relação a essa mesma atuação. O instrumento utilizado foi um questionário com sete questões abertas.Utilizou-se também observação em sala de aula e a estratégia de contação de histórias para as crianças. Os participantes foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e dezenove crianças de uma turma de Educação Infantil, de um colégio particular situado na Asa Norte/ Brasília –DF. Os resultados da pesquisa apontam que a afetividade se encontra vinculada ao processo de ensino-aprendizagem, influenciando o gostar e a motivação da criança. Conclui-se, portanto, que a afetividade é imprescindível na melhoria da educação e do desenvolvimento integral da criança.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordAfetividadeen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleAfetividade na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-15T20:41:08Z-
dc.date.available2014-07-15T20:41:08Z-
dc.date.issued2014-07-15T20:41:08Z-
dc.date.submitted2013-07-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7824-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons