Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KarennNinaBandeiraPiedade.pdf716,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre as trajetórias de vida dos estudantes de pedagogia na ótica de Pierre Bourdieu
Autor(es): Piedade, Karenn Nina Bandeira
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Estudantes universitários - Pedagogia
Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Universidade de Brasília (UnB)
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 19-Mai-2014
Referência: PIEDADE, Karenn Nina Bandeira. Estudo sobre as trajetórias de vida dos estudantes de pedagogia na ótica de Pierre Bourdieu. 2013. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa documental sobre as trajetórias de vida dos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Os documentos analisados são os trabalhos finais de curso previstos no currículo acadêmico. Foram selecionados dez trabalhos finais e analisou-se a primeira parte desses trabalhos onde consta o memorial dos estudantes. O critério de escolha desses trabalhos foi abordagem dada aos memoriais sobre Educação e Sociedade. Traduzimos a reflexão das histórias de vida associada aos conceitos abordados pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Os resultados indicam que as trajetórias de vida interferem e modificam a natureza dos capitais propostos por Pierre Bourdieu e que há relação das histórias de vida com o acúmulo de capital.
Abstract: The present study is a documental research of the life trajectories of students of Pedagogy, Faculty of Education, University of Brasilia. Papers analyzed are the final course work provided in the academic curriculum. The final ten papers were selected and analyzed for the first part of those jobs where the memorial consists of students. The criterion for choosing these works approach was given to memorials on Education and Society. We translate the reflection of the stories associated with the concepts covered by the sociologist Pierre Bourdieu. The results show that the life trajectories interfere and change the nature of the proposed capital by Pierre Bourdieu's relationship and life stories with the accumulation of capital.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons