Resumo: | O presente trabalho monográfico foi desenvolvido por meio de um diálogo crítico e reflexivo com autores inspiradores de uma educação transformadora. Destaco Paulo Freire, Illich, Pacheco, Cortella, Rubem Alves, Saviani entre outros. Busquei compreender a importância dos valores na transformação da educação escolar e na construção de uma educação inovadora. Para alcançar estes objetivos, foi necessário aprofundar estudos sobre conceitos de valores e a relação intrínseca entre valores, educação e sociedade. Para justificar a urgente necessidade de se transformar a educação escolar, foi fundamental fazer uma análise crítica e radical da educação escolar vigente, denunciando seu caráter opressor e desigual. Destaco algumas experiências educacionais inovadoras em Portugal e no Brasil. Ainda neste trabalho, apresento a pesquisa de campo desenvolvida em dois espaços educativos contrastantes. Numa escola associativa, por meio da observação, buscou-se compreender a importância dos valores para o desenvolvimento do trabalho pedagógico inovador já consolidado. Numa escola pública desenvolvi uma oficina de Contação de Histórias baseada nos valores fundamentais a uma educação inovadora, norteadores das práticas e atividades. Este trabalho foi fundamental para compreender como os valores guiam a existência humana e as relações sociais. Percebi que os valores assumidos pela escola e pelos educadores caracterizam uma determinada concepção de mundo, de sociedade e de educação, e são traduzidos em práticas escolares. Sendo assim, as escolas poderão promover uma educação que oprime e acomoda, reproduzindo desigualdades e injustiças, ou uma educação formadora e emancipadora, transformando os sujeitos e a sociedade. |