Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PaulaLoboMartins.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorMartins, Paula Lôbo-
dc.identifier.citationMARTINS, Paula Lôbo. Experiências pedagógicas inovadoras: valores e a transformação da educação escolar. 2013. 112 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico foi desenvolvido por meio de um diálogo crítico e reflexivo com autores inspiradores de uma educação transformadora. Destaco Paulo Freire, Illich, Pacheco, Cortella, Rubem Alves, Saviani entre outros. Busquei compreender a importância dos valores na transformação da educação escolar e na construção de uma educação inovadora. Para alcançar estes objetivos, foi necessário aprofundar estudos sobre conceitos de valores e a relação intrínseca entre valores, educação e sociedade. Para justificar a urgente necessidade de se transformar a educação escolar, foi fundamental fazer uma análise crítica e radical da educação escolar vigente, denunciando seu caráter opressor e desigual. Destaco algumas experiências educacionais inovadoras em Portugal e no Brasil. Ainda neste trabalho, apresento a pesquisa de campo desenvolvida em dois espaços educativos contrastantes. Numa escola associativa, por meio da observação, buscou-se compreender a importância dos valores para o desenvolvimento do trabalho pedagógico inovador já consolidado. Numa escola pública desenvolvi uma oficina de Contação de Histórias baseada nos valores fundamentais a uma educação inovadora, norteadores das práticas e atividades. Este trabalho foi fundamental para compreender como os valores guiam a existência humana e as relações sociais. Percebi que os valores assumidos pela escola e pelos educadores caracterizam uma determinada concepção de mundo, de sociedade e de educação, e são traduzidos em práticas escolares. Sendo assim, as escolas poderão promover uma educação que oprime e acomoda, reproduzindo desigualdades e injustiças, ou uma educação formadora e emancipadora, transformando os sujeitos e a sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.subject.keywordInovações educacionaisen
dc.subject.keywordReforma do ensinoen
dc.subject.keywordSociologia educacionalen
dc.subject.keywordValores sociaisen
dc.titleExperiências pedagógicas inovadoras : valores e a transformação da educação escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-04-28T21:19:01Z-
dc.date.available2014-04-28T21:19:01Z-
dc.date.issued2014-04-28T21:19:01Z-
dc.date.submitted2013-11-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7387-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons