Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Alexandra Militão | - |
dc.contributor.author | Martins, Paula Lôbo | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Paula Lôbo. Experiências pedagógicas inovadoras: valores e a transformação da educação escolar. 2013. 112 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico foi desenvolvido por meio de um diálogo crítico e reflexivo com autores inspiradores de uma educação transformadora. Destaco Paulo Freire, Illich, Pacheco, Cortella, Rubem Alves, Saviani entre outros. Busquei compreender a importância dos valores na transformação da educação escolar e na construção de uma educação inovadora. Para alcançar estes objetivos, foi necessário aprofundar estudos sobre conceitos de valores e a relação intrínseca entre valores, educação e sociedade. Para justificar a urgente necessidade de se transformar a educação escolar, foi fundamental fazer uma análise crítica e radical da educação escolar vigente, denunciando seu caráter opressor e desigual. Destaco algumas experiências educacionais inovadoras em Portugal e no Brasil. Ainda neste trabalho, apresento a pesquisa de campo desenvolvida em dois espaços educativos contrastantes. Numa escola associativa, por meio da observação, buscou-se compreender a importância dos valores para o desenvolvimento do trabalho pedagógico inovador já consolidado. Numa escola pública desenvolvi uma oficina de Contação de Histórias baseada nos valores fundamentais a uma educação inovadora, norteadores das práticas e atividades. Este trabalho foi fundamental para compreender como os valores guiam a existência humana e as relações sociais. Percebi que os valores assumidos pela escola e pelos educadores caracterizam uma determinada concepção de mundo, de sociedade e de educação, e são traduzidos em práticas escolares. Sendo assim, as escolas poderão promover uma educação que oprime e acomoda, reproduzindo desigualdades e injustiças, ou uma educação formadora e emancipadora, transformando os sujeitos e a sociedade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação | en |
dc.subject.keyword | Inovações educacionais | en |
dc.subject.keyword | Reforma do ensino | en |
dc.subject.keyword | Sociologia educacional | en |
dc.subject.keyword | Valores sociais | en |
dc.title | Experiências pedagógicas inovadoras : valores e a transformação da educação escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-04-28T21:19:01Z | - |
dc.date.available | 2014-04-28T21:19:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-28T21:19:01Z | - |
dc.date.submitted | 2013-11-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7387 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|