Resumo: | O presente trabalho monográfico analisou o processo de formação do pedagogo do turno noturno, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, a partir da análise da oferta das disciplinas obrigatórias, optativas e dos projetos curriculares oferecidos no período compreendido entre o 1º semestre de 2003 ao 1º semestre de 2013. Para este estudo, em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais. As disciplinas e os projetos, ao longo desse período, foram comparados com o que preconiza o Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia, no que diz respeito a formação, buscando atender aos objetivos específicos: identificar, no Projeto Acadêmico, o perfil de pedagogo e as áreas de formação; identificar no rol das disciplinas obrigatórias e optativas, o perfil de pedagogo proposto pelo Projeto Acadêmico e o perfil apresentado na lista de oferta e identificar no rol projetos, o perfil de pedagogo proposto pelo Projeto Acadêmico e o perfil apresentado na lista de oferta. Assim sendo, os dados analisados foram coletados por meio de um estudo minucioso e análise documental; foi realizada uma análise da estrutura curricular do curso, comparando-a com o perfil de aluno que se deseja formar com o que realmente é formado. A revisão de literatura trouxe subsídios às analises ao apresentar a trajetória histórica do curso, com o estudo das principais legislações sobre o assunto e a concepção de que a base docente é a base formativa do pedagogo; também foi estudado o tema “currículo”, sua conceituação e classificações: formal, real e oculto. A análise dos dados nos permitiu identificar que o perfil do pedagogo, em síntese, é composto de quatro elementos: formação docente, atuação em ambientes não escolares e exercício de atividades não docentes em instituições de ensino e a de pesquisador educacional. As respectivas áreas dos componentes obrigatórios também foram identificadas: Ciências Pedagógicas, Ciências da Educação e Estudos de ordem organizacional e administrativa. Foi comparado o perfil, as disciplinas obrigatórias, optativas e os projetos curriculares com as áreas dos componentes obrigatórios e com o projeto de formação, sendo que as disciplinas obrigatórias e as optativas direcionam e concentram a formação para a área das Ciências da Educação e para os projetos; fragmentam a formação em virtude da efemeridade e da quantidade oferecida. O estudo permitiu conclusões importantes sobre o Curso de Pedagogia, sobre o perfil de pedagogo proposto em seu Projeto Acadêmico que se deseja formar e sobre o que realmente é formado, ao término do curso. Também permitiu que se fizessem recomendações para o aperfeiçoamento do curso em termos do direcionamento que se deve tomar. |