Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona | - |
dc.contributor.author | Pereira, Helio Guimarães | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Helio Guimarães. Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia: currículo e formação do aluno no decênio 2003-2013. 2013. 108 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico analisou o processo de formação do pedagogo do turno noturno, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, a partir da análise da oferta das disciplinas obrigatórias, optativas e dos projetos curriculares oferecidos no período compreendido entre o 1º semestre de 2003 ao 1º semestre de 2013. Para este estudo, em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, com procedimentos técnicos bibliográficos e documentais. As disciplinas e os projetos, ao longo desse período, foram comparados com o que preconiza o Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia, no que diz respeito a formação, buscando atender aos objetivos específicos: identificar, no Projeto Acadêmico, o perfil de pedagogo e as áreas de formação; identificar no rol das disciplinas obrigatórias e optativas, o perfil de pedagogo proposto pelo Projeto Acadêmico e o perfil apresentado na lista de oferta e identificar no rol projetos, o perfil de pedagogo proposto pelo Projeto Acadêmico e o perfil apresentado na lista de oferta. Assim sendo, os dados analisados foram coletados por meio de um estudo minucioso e análise documental; foi realizada uma análise da estrutura curricular do curso, comparando-a com o perfil de aluno que se deseja formar com o que realmente é formado. A revisão de literatura trouxe subsídios às analises ao apresentar a trajetória histórica do curso, com o estudo das principais legislações sobre o assunto e a concepção de que a base docente é a base formativa do pedagogo; também foi estudado o tema “currículo”, sua conceituação e classificações: formal, real e oculto. A análise dos dados nos permitiu identificar que o perfil do pedagogo, em síntese, é composto de quatro elementos: formação docente, atuação em ambientes não escolares e exercício de atividades não docentes em instituições de ensino e a de pesquisador educacional. As respectivas áreas dos componentes obrigatórios também foram identificadas: Ciências Pedagógicas, Ciências da Educação e Estudos de ordem organizacional e administrativa. Foi comparado o perfil, as disciplinas obrigatórias, optativas e os projetos curriculares com as áreas dos componentes obrigatórios e com o projeto de formação, sendo que as disciplinas obrigatórias e as optativas direcionam e concentram a formação para a área das Ciências da Educação e para os projetos; fragmentam a formação em virtude da efemeridade e da quantidade oferecida. O estudo permitiu conclusões importantes sobre o Curso de Pedagogia, sobre o perfil de pedagogo proposto em seu Projeto Acadêmico que se deseja formar e sobre o que realmente é formado, ao término do curso. Também permitiu que se fizessem recomendações para o aperfeiçoamento do curso em termos do direcionamento que se deve tomar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - currículos | en |
dc.subject.keyword | Planejamento educacional | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Disciplina curricular | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.title | Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia : currículo e formação do aluno no decênio 2003-2013 | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-04-04T02:17:31Z | - |
dc.date.available | 2014-04-04T02:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-04T02:17:31Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7288 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|