Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamillaDeCastroQuartieri.pdf651,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aprendizagem escolar na educação de jovens e adultos : o educador e o educando : um estudo sobre as respectivas práticas e percepções
Autor(es): Quartieri, Camilla de Castro
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 4-Abr-2014
Referência: QUARTIERI, Camilla de Castro. Avaliação da aprendizagem escolar na educação de jovens e adultos: o educador e o educando: um estudo sobre as respectivas práticas e percepções. 2013. 128 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho versa sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como suas práticas no processo de ensino e de aprendizagem na EJA. Tem como objetivos a discussão das práticas e concepções sobre o processo avaliativo na visão de educadores e educandos. Para tanto, foi feito uma abordagem histórica sobre a situação da EJA no Brasil, um levantamento bibliográfico sobre a concepção de avaliação, segundo alguns autores, e também sobre a ocorrência da avaliação na EJA. Constituído ainda de análise de observação participante em uma turma de alfabetização do 1º segmento da EJA; de análise das entrevistas estruturadas feitas com os professores de duas turmas escolhidas; e por fim, das entrevistas estruturadas realizadas com seus respectivos alunos. A pesquisa realizada tem uma abordagem diagnóstica e dialógica do processo de ensino e de aprendizagem, em que a avaliação deve estar inserida e articulada com a participação de todos os sujeitos envolvidos no espaço pedagógico garantindo, assim, uma verdadeira inclusão e aprendizagem, possibilitando aos educandos sua autonomia e emancipação para atuarem de forma comprometida na esfera social. Por fim, de terem suas diversidades e necessidades respeitadas e contempladas em uma perspectiva educacional qualitativa, inclusiva e democrática. Contudo, os resultados da pesquisa indicam que as percepções e as práticas avaliativas dos docentes ainda não correspondem efetivamente a uma perspectiva de avaliação formativa, visto que, apesar de os mesmos sinalizarem para a sua importância, permanecem praticando algumas ações pedagógicas baseadas em uma postura avaliativa somativa e classificatória. No caso dos estudantes, estes não se veem como participantes do processo avaliativo, possuindo pouca clareza sobre a questão, sobretudo, considerando a prova como o principal instrumento avaliativo, embora não estejam confortáveis diante disto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons