Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Quartieri, Camilla de Castro | - |
dc.identifier.citation | QUARTIERI, Camilla de Castro. Avaliação da aprendizagem escolar na educação de jovens e adultos: o educador e o educando: um estudo sobre as respectivas práticas e percepções. 2013. 128 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como suas práticas no processo de ensino e de aprendizagem na EJA. Tem como objetivos a discussão das práticas e concepções sobre o processo avaliativo na visão de educadores e educandos. Para tanto, foi feito uma abordagem histórica sobre a situação da EJA no Brasil, um levantamento bibliográfico sobre a concepção de avaliação, segundo alguns autores, e também sobre a ocorrência da avaliação na EJA. Constituído ainda de análise de observação participante em uma turma de alfabetização do 1º segmento da EJA; de análise das entrevistas estruturadas feitas com os professores de duas turmas escolhidas; e por fim, das entrevistas estruturadas realizadas com seus respectivos alunos. A pesquisa realizada tem uma abordagem diagnóstica e dialógica do processo de ensino e de aprendizagem, em que a avaliação deve estar inserida e articulada com a participação de todos os sujeitos envolvidos no espaço pedagógico garantindo, assim, uma verdadeira inclusão e aprendizagem, possibilitando aos educandos sua autonomia e emancipação para atuarem de forma comprometida na esfera social. Por fim, de terem suas diversidades e necessidades respeitadas e contempladas em uma perspectiva educacional qualitativa, inclusiva e democrática. Contudo, os resultados da pesquisa indicam que as percepções e as práticas avaliativas dos docentes ainda não correspondem efetivamente a uma perspectiva de avaliação formativa, visto que, apesar de os mesmos sinalizarem para a sua importância, permanecem praticando algumas ações pedagógicas baseadas em uma postura avaliativa somativa e classificatória. No caso dos estudantes, estes não se veem como participantes do processo avaliativo, possuindo pouca clareza sobre a questão, sobretudo, considerando a prova como o principal instrumento avaliativo, embora não estejam confortáveis diante disto. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | en |
dc.title | Avaliação da aprendizagem escolar na educação de jovens e adultos : o educador e o educando : um estudo sobre as respectivas práticas e percepções | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-04-04T01:17:16Z | - |
dc.date.available | 2014-04-04T01:17:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-04T01:17:16Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7285 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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