Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DalvaOliveiraDePaula.pdf223,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A geografia escolar sob um novo olhar pedagógico
Autor(es): Paula, Dalva Oliveira de
Orientador(es): Steinke, Ercília Torres
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Prática de ensino - geografia
Data de apresentação: 3-Dez-2009
Data de publicação: 11-Fev-2014
Referência: PAULA, Dalva Oliveira de. A geografia escolar sob um novo olhar pedagógico. 2009. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão crítica sobre as possibilidades que a Geografia escolar representa no Ensino Fundamental. É preciso repensar a função social do ensino da Geografia no século XXI e o seu papel, enquanto disciplina curricular, na formação de indivíduos conscientes e no desenvolvimento da cidadania. Para tanto, discute-se o encaminhamento dado ao ensino da Geografia quanto à pedagogia e método, apontando a necessidade de renovação do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, ressalta-se a importância da dimensão cotidiana e do espaço vivido para a construção do conhecimento geográfico dos estudantes. A elaboração desta pesquisa busca um redimensionamento das práticas pedagógicas em Geografia, levando em conta o sistema educacional brasileiro e as atuais exigências da realidade social. Finalmente, verifica-se que a Geografia é, ainda hoje, definida como um estudo descritivo da paisagem e, dessa forma, definida como um saber escolar desveiculado de seu verdadeiro objeto de estudo: o espaço. Sugere-se que sejam adotados novos objetivos, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas de forma a proporcionar um cotidiano educacional renovado e engajado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.7062
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons