Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DalvaOliveiraDePaula.pdf223,81 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSteinke, Ercília Torres-
dc.contributor.authorPaula, Dalva Oliveira de-
dc.identifier.citationPAULA, Dalva Oliveira de. A geografia escolar sob um novo olhar pedagógico. 2009. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2009.en
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão crítica sobre as possibilidades que a Geografia escolar representa no Ensino Fundamental. É preciso repensar a função social do ensino da Geografia no século XXI e o seu papel, enquanto disciplina curricular, na formação de indivíduos conscientes e no desenvolvimento da cidadania. Para tanto, discute-se o encaminhamento dado ao ensino da Geografia quanto à pedagogia e método, apontando a necessidade de renovação do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, ressalta-se a importância da dimensão cotidiana e do espaço vivido para a construção do conhecimento geográfico dos estudantes. A elaboração desta pesquisa busca um redimensionamento das práticas pedagógicas em Geografia, levando em conta o sistema educacional brasileiro e as atuais exigências da realidade social. Finalmente, verifica-se que a Geografia é, ainda hoje, definida como um estudo descritivo da paisagem e, dessa forma, definida como um saber escolar desveiculado de seu verdadeiro objeto de estudo: o espaço. Sugere-se que sejam adotados novos objetivos, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas de forma a proporcionar um cotidiano educacional renovado e engajado.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordPrática de ensino - geografiaen
dc.titleA geografia escolar sob um novo olhar pedagógicoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-02-11T00:55:33Z-
dc.date.available2014-02-11T00:55:33Z-
dc.date.issued2014-02-11T00:55:33Z-
dc.date.submitted2009-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7062-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.7062-
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons