Resumo: | Resumo: Atualmente o educador deve adotar uma postura de mediador do conhecimento, ao invés de transmissor, assim surgem diversas abordagens metodológicas para auxiliar ao professor a adoção dessa nova postura docente. Uma dessas abordagens é a contextualização do ensino, que vem sendo discutida, frequentemente, nos meios educacionais. Examinando a importância dessa abordagem para o ensino surgiu a necessidade de verificar se as oficinas, foguete de garrafa pet e planisfério, realizadas pelo projeto Escola nas Estrelas, vem adotando, em sua execução, abordagens que possibilitem a contextualização. Para realizar essa verificação, embasados na literatura, desenvolvemos um conceito para esse termo, contextualização, e elencamos cinco pontos fundamentais que representam essa abordagem, posteriormente, através de memorias e anotações pessoais, descrevemos como vem sendo realizadas essas oficinas pelos integrantes do projeto e por fim, utilizando dos cinco pontos representativos de contextualização, avaliamos se essas oficinas vem sendo desenvolvidas de acordo com essa abordagem metodológica e qual o seu potencial de contextualização. Os resultados obtidos nos mostram que as duas oficinas tem potencial de contextualização, porém o modo como a oficina do foguete de garrafa pet vem sendo abordada não é contextualizado. |