Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Eliane Mendes | - |
dc.contributor.author | Xavier, Rodrigo Alves | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Rodrigo Alves. A contextualização e o ensino de astronomia: uma análise de oficinas do Projeto Escola nas Estrelas. 2013. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. | en |
dc.description.abstract | Resumo: Atualmente o educador deve adotar uma postura de mediador do conhecimento, ao invés de transmissor, assim surgem diversas abordagens metodológicas para auxiliar ao professor a adoção dessa nova postura docente. Uma dessas abordagens é a contextualização do ensino, que vem sendo discutida, frequentemente, nos meios educacionais. Examinando a importância dessa abordagem para o ensino surgiu a necessidade de verificar se as oficinas, foguete de garrafa pet e planisfério, realizadas pelo projeto Escola nas Estrelas, vem adotando, em sua execução, abordagens que possibilitem a contextualização. Para realizar essa verificação, embasados na literatura, desenvolvemos um conceito para esse termo, contextualização, e elencamos cinco pontos fundamentais que representam essa abordagem, posteriormente, através de memorias e anotações pessoais, descrevemos como vem sendo realizadas essas oficinas pelos integrantes do projeto e por fim, utilizando dos cinco pontos representativos de contextualização, avaliamos se essas oficinas vem sendo desenvolvidas de acordo com essa abordagem metodológica e qual o seu potencial de contextualização. Os resultados obtidos nos mostram que as duas oficinas tem potencial de contextualização, porém o modo como a oficina do foguete de garrafa pet vem sendo abordada não é contextualizado. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Astronomia | en |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - ciências | en |
dc.title | A contextualização e o ensino de astronomia : uma análise de oficinas do Projeto Escola nas Estrelas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-01-30T10:34:37Z | - |
dc.date.available | 2014-01-30T10:34:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-30T10:34:37Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6956 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Brito, Paulo Eduardo de | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|