Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CamillaCeylaoDaherNaves.pdf768,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação profissional do nutricionista no contexto da sustentabilidade
Autor(es): Naves, Camilla Ceylão Daher
Orientador(es): Recine, Elisabetta Gioconda Iole Giovanna
Assunto: Nutricionistas
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Segurança alimentar
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: NAVES, Camilla Ceylão Daher. A atuação profissional do nutricionista no contexto da sustentabilidade. 2012. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O conceito de Desenvolvimento Sustentável surge em 1983 em meio às discussões da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento e se oficializa em 1987, com a publicação do relatório Nosso Futuro Comum, sendo definido como “O equilíbrio que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.” Para a Comissão, o conceito de desenvolvimento sustentável deve fundamentar as políticas públicas de forma que os objetivos do desenvolvimento econômico e social sejam definidos em termos de sustentabilidade. Dessa forma, percebe-se que o Desenvolvimento Sustentável está fundamentado em três dimensões: a econômica, a ambiental e a social; dimensões essas que também fundamentam os conceitos de Sustentabilidade e de Segurança Alimentar e Nutricional. Diversos autores apontam as dificuldades de se alinhar e alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional e a sustentabilidade, no entanto, o consideram como um desafio possível. Tais dificuldades relacionam-se ao modelo de sistema alimentar vigente, à mesma medida que ao modelo de desenvolvimento econômico adotado pela maioria dos países, o qual apresenta foco na geração de lucro e crescimento econômico, que gera em proporções semelhantes, degradação ambiental e iniquidades sociais. Tendo isso em vista esclarecer as atribuições e contribuições do Nutricionista para o alcance do desenvolvimento sustentável, investigando as concepções, valoração, aplicabilidade e dificuldades percebidas acerca deste tema, possibilita fomentar o papel deste profissional na promoção de um futuro de qualidade social, ambiental e econômica. O objetivo deste estudo é caracterizar a atuação profissional do Nutricionista segundo aspectos relativos ao sistema alimentar e à sustentabilidade. O estudo tem natureza descritiva transversal, com abordagem quantitativa e foi realizado no período de março de 2011 a junho de 2012. Os resultados apontam que a atuação profissional do Nutricionista voltada para a sustentabilidade, ainda que declarada como importante, é pouco desenvolvida, indicando a necessidade de mudanças na formação e atuação profissional a fim de que este possa exercer com excelência seu papel-chave no alcance do modelo de desenvolvimento sustentável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2012.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons