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Título: Aspectos do ensino-aprendizagem da língua materna no primeiro ano de escolaridade formal
Outros títulos: Aspects of teaching and learning of the mother tongue in the first grade of formal schooling
Autor(es): Alves, Taynara Marques
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Alfabetização
Crianças - linguagem
Linguagem e educação
Escrita
Data de apresentação: 28-Jun-2013
Data de publicação: 14-Out-2013
Referência: ALVES, Taynara Marques. Aspectos do ensino-aprendizagem da língua materna no primeiro ano de escolaridade formal. 2013. 77 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compreender os aspectos do ensino aprendizagem da língua materna no primeiro ano do contexto escolarização formal através da perspectiva da criança e dos professores. Para isso, os objetivos específicos buscaram: (1) identificar aspectos relevantes da aprendizagem da língua materna pela criança; (2) analisar a relação entre fala e escrita nas vivências da criança dentro e fora da escola; (3) caracterizar práticas pedagógicas dominantes no ensino da língua materna no primeiro ano e (4) refletir sobre o papel da experiência escolar no desenvolvimento da criança potencializado pela aprendizagem da língua materna. A discussão teórica prioriza questões referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento da língua materna, às formas de ensino da mesma em sala de aula na escola, a visão da criança e do professor acerca do processo de ensino e, por fim, como as experiências de leitura participam do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das crianças. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, utilizou ferramentas metodológicas que possibilitassem a interação e as trocas dialógicas entre as crianças e com a pesquisadora. Os procedimentos contaram com a realização de grupo focal e entrevistas individuais com alunos de duas escolas públicas de anos iniciais de Brasília. Foram utilizados questionários semiestruturados com as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental que tiveram os alunos participantes da pesquisa. Para classificar os resultados da pesquisa foram utilizadas categorias de análise, priorizando a visão da criança e dos conhecimentos do professor acerca do processo de alfabetização. Os resultados sugerem que as crianças não se sentem participantes do processo de aprendizagem e principalmente não se sentem autores dentro do processo de escrita. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to understand the general aspects of teaching and learning of the mother tongue in the first year of formal schooling context from the perspective of children and teachers. For this, the specific objectives were to: (1) identify relevant aspects of the learning of the mother tongue by the child; (2) analyze the relationship between speech and writing in the experiences of children inside and outside of school; (3) characterize dominant pedagogical practices in the teaching of language and literacy in the first grade and, (4) reflect on the role school experience plays in child development improve by learning the maternal language. Theoretical framework is grounded in learning and development of language in order to discuss the vision children and teachers have about the teaching and learning processes and how language relates to cognitive, social and emotional development among children. The empirical research adopted a qualitative approach and designed tools such as focus group and individual interviews with a group of students from two different Elementary Public Schools in Brasília, Brazil. It also comprised semi-structured questionnaires to two elementary school first grade’s teachers whose students took part in the research. Analysis devised categories, giving emphasis to student’s visions and knowledge of the teaching and learning involved in the literacy process of learning and especially not feel authors within the writing process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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