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Título: A importância da leitura na formação de leitores e escritores plenos
Autor(es): Silva, Shirley Aline da Costa Arteaga da
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Escrita
Compreensão na leitura
Interesses na leitura
Leitura
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: SILVA, Shirley Aline da Costa Arteaga da. A importância da leitura na formação de leitores e escritores plenos. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Muitos livros que tratam sobre leitura (no aspecto conceitual e técnico da palavra) possuem muito mais uma função instrucional do que reflexiva e ler vai muito além disso, exigindo uma investigação cuidadosa, dotada de reflexões de caráter interdisciplinar e multidimensional. O conhecimento é, sem dúvida, uma ferramenta importantíssima quando se trata da circulação de dados culturais e sociais e é importante o papel da televisão, do rádio e de outros veículos de informação, mas a leitura continua sendo o instrumento mais eficaz para adquirir conhecimento, permitindo a inserção consciente do ser humano no mundo da cultura e na sociedade em ele vive. Por isso, faz-se necessário ter uma visão consciente do que é ler, investindo na formação de leitores que saibam interpretar criticamente o que estão lendo. Infelizmente, no Brasil ainda são poucos aqueles que se interessam pela leitura como sendo um hábito saudável que deve ser adotado desde cedo e em muitas situações, o ensino da leitura vem sendo tratado com descaso, tornando-se um hábito puramente mecânico, o que contribui para que muitos encarem a leitura como uma tarefa obrigatória e não um hábito prazeroso. Não está havendo espaço para a criação de novos modelos de orientação ou ensino da leitura, o que demonstra que os modelos já existentes estão sendo apenas reproduzidos, fragilizando ainda mais o incentivo e a aprendizagem da leitura. É preciso ainda, mobilizar todos os que estão envolvidos tanto no ambiente escolar, como nas famílias, a fim de que todos possam interagir e servir de exemplo a seus filhos, alunos e a todos aqueles interessados pela leitura. As escolas devem, portanto, trabalhar para edificar um aluno leitor e escritor pleno e não um mero decodificador de palavras, enquanto a família é uma peça constituinte e imprescindível neste processo, dando continuidade ao trabalho do professor. É importante que todos entendam que a tarefa de ensinar a ler e escrever não é ofício apenas do professor, mas da família também, configurando a arte de educar como um notável trabalho em equipe.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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