Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ShirleyAlineDaCostaArteagaDaSilva.pdf630,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
dc.contributor.authorSilva, Shirley Aline da Costa Arteaga da-
dc.identifier.citationSILVA, Shirley Aline da Costa Arteaga da. A importância da leitura na formação de leitores e escritores plenos. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractMuitos livros que tratam sobre leitura (no aspecto conceitual e técnico da palavra) possuem muito mais uma função instrucional do que reflexiva e ler vai muito além disso, exigindo uma investigação cuidadosa, dotada de reflexões de caráter interdisciplinar e multidimensional. O conhecimento é, sem dúvida, uma ferramenta importantíssima quando se trata da circulação de dados culturais e sociais e é importante o papel da televisão, do rádio e de outros veículos de informação, mas a leitura continua sendo o instrumento mais eficaz para adquirir conhecimento, permitindo a inserção consciente do ser humano no mundo da cultura e na sociedade em ele vive. Por isso, faz-se necessário ter uma visão consciente do que é ler, investindo na formação de leitores que saibam interpretar criticamente o que estão lendo. Infelizmente, no Brasil ainda são poucos aqueles que se interessam pela leitura como sendo um hábito saudável que deve ser adotado desde cedo e em muitas situações, o ensino da leitura vem sendo tratado com descaso, tornando-se um hábito puramente mecânico, o que contribui para que muitos encarem a leitura como uma tarefa obrigatória e não um hábito prazeroso. Não está havendo espaço para a criação de novos modelos de orientação ou ensino da leitura, o que demonstra que os modelos já existentes estão sendo apenas reproduzidos, fragilizando ainda mais o incentivo e a aprendizagem da leitura. É preciso ainda, mobilizar todos os que estão envolvidos tanto no ambiente escolar, como nas famílias, a fim de que todos possam interagir e servir de exemplo a seus filhos, alunos e a todos aqueles interessados pela leitura. As escolas devem, portanto, trabalhar para edificar um aluno leitor e escritor pleno e não um mero decodificador de palavras, enquanto a família é uma peça constituinte e imprescindível neste processo, dando continuidade ao trabalho do professor. É importante que todos entendam que a tarefa de ensinar a ler e escrever não é ofício apenas do professor, mas da família também, configurando a arte de educar como um notável trabalho em equipe.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscritaen
dc.subject.keywordCompreensão na leituraen
dc.subject.keywordInteresses na leituraen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.titleA importância da leitura na formação de leitores e escritores plenosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-09T12:43:28Z-
dc.date.available2013-10-09T12:43:28Z-
dc.date.issued2013-10-09T12:43:28Z-
dc.date.submitted2013-07-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6258-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons