Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bortoni-Ricardo, Stella Maris | - |
dc.contributor.author | Silva, Shirley Aline da Costa Arteaga da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Shirley Aline da Costa Arteaga da. A importância da leitura na formação de leitores e escritores plenos. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | Muitos livros que tratam sobre leitura (no aspecto conceitual e técnico da palavra) possuem muito mais uma função instrucional do que reflexiva e ler vai muito além disso, exigindo uma investigação cuidadosa, dotada de reflexões de caráter interdisciplinar e multidimensional. O conhecimento é, sem dúvida, uma ferramenta importantíssima quando se trata da circulação de dados culturais e sociais e é importante o papel da televisão, do rádio e de outros veículos de informação, mas a leitura continua sendo o instrumento mais eficaz para adquirir conhecimento, permitindo a inserção consciente do ser humano no mundo da cultura e na sociedade em ele vive. Por isso, faz-se necessário ter uma visão consciente do que é ler, investindo na formação de leitores que saibam interpretar criticamente o que estão lendo. Infelizmente, no Brasil ainda são poucos aqueles que se interessam pela leitura como sendo um hábito saudável que deve ser adotado desde cedo e em muitas situações, o ensino da leitura vem sendo tratado com descaso, tornando-se um hábito puramente mecânico, o que contribui para que muitos encarem a leitura como uma tarefa obrigatória e não um hábito prazeroso. Não está havendo espaço para a criação de novos modelos de orientação ou ensino da leitura, o que demonstra que os modelos já existentes estão sendo apenas reproduzidos, fragilizando ainda mais o incentivo e a aprendizagem da leitura. É preciso ainda, mobilizar todos os que estão envolvidos tanto no ambiente escolar, como nas famílias, a fim de que todos possam interagir e servir de exemplo a seus filhos, alunos e a todos aqueles interessados pela leitura. As escolas devem, portanto, trabalhar para edificar um aluno leitor e escritor pleno e não um mero decodificador de palavras, enquanto a família é uma peça constituinte e imprescindível neste processo, dando continuidade ao trabalho do professor. É importante que todos entendam que a tarefa de ensinar a ler e escrever não é ofício apenas do professor, mas da família também, configurando a arte de educar como um notável trabalho em equipe. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Escrita | en |
dc.subject.keyword | Compreensão na leitura | en |
dc.subject.keyword | Interesses na leitura | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.title | A importância da leitura na formação de leitores e escritores plenos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-10-09T12:43:28Z | - |
dc.date.available | 2013-10-09T12:43:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-09T12:43:28Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6258 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|