Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarinaGomesTimm.pdf457,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sentido educativo da música na educação infantil
Autor(es): Timm, Marina Gomes
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Música na educação
Arte na educação
Educação de crianças
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: TIMM, Marina Gomes. O sentido educativo da música na educação infantil. 2013. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho buscou investigar que concepções de educação musical têm sido discutidas, levando em consideração o sentido educativo da música. No primeiro momento refletimos sobre as teorias da psicologia da arte apresentadas e criticadas por Vigotski como base para o entendimento de como essas teorias influenciam ainda hoje a presença da arte na educação. No segundo momento falamos especificamente da inserção da música na educação, quais concepções comuns e quais aspirações. Por fim, é apresentada pesquisa realizada em uma escola de educação infantil, numa turma com crianças de dois a quatro anos, onde houve a tentativa de promoção de atividades musicais, observando e alisando a reação das crianças, das professoras e da escola como um todo. A música faz parte do cotidiano escolar e as atividades relativas a ela devem acontecer de forma a considerar as experiências que a pessoa tem, possibilitar experiências novas, deixando sua imaginação e criação livres, propiciando a expressão autêntica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons