Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6247
Título: | O sentido educativo da música na educação infantil |
Autor(es): | Timm, Marina Gomes |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Música na educação Arte na educação Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 9-Out-2013 |
Referência: | TIMM, Marina Gomes. O sentido educativo da música na educação infantil. 2013. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar que concepções de educação musical têm sido discutidas, levando em consideração o sentido educativo da música. No primeiro momento refletimos sobre as teorias da psicologia da arte apresentadas e criticadas por Vigotski como base para o entendimento de como essas teorias influenciam ainda hoje a presença da arte na educação. No segundo momento falamos especificamente da inserção da música na educação, quais concepções comuns e quais aspirações. Por fim, é apresentada pesquisa realizada em uma escola de educação infantil, numa turma com crianças de dois a quatro anos, onde houve a tentativa de promoção de atividades musicais, observando e alisando a reação das crianças, das professoras e da escola como um todo. A música faz parte do cotidiano escolar e as atividades relativas a ela devem acontecer de forma a considerar as experiências que a pessoa tem, possibilitar experiências novas, deixando sua imaginação e criação livres, propiciando a expressão autêntica. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons