Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuanaMessiasBelemMoreira.pdf282,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cabe a psicomotricidade na educação? : um olhar sobre a formação em Pedagogia na Universidade de Brasília
Autor(es): Moreira, Luana Messias Belem
Orientador(es): Nicolini, Eduardo Olivio Ravagni
Assunto: Capacidade motora
Professores - formação
Pedagogia
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 4-Out-2013
Referência: MOREIRA, Luana Messias Belem. Cabe a psicomotricidade na educação?: um olhar sobre a formação em Pedagogia na Universidade de Brasília. 2013. [76] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho está dividido em três capítulos e tem por objetivo geral desvelar a presença da psicomotricidade no curso de graduação em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Constituem objetivos parciais analisar a concepção construída acerca da psicomotricidade no viés da pedagogia; identificar a importância atribuída aos aspectos psicomotores em relação à prática pedagógica e; ponderar a capacidade dos pedagogos recém- formados (e formandos) de se sentirem habilitados para atuar diante das problemáticas que lhes podem ser apresentadas nos ambientes de prática educativa e que são objeto da psicomotricidade. A pesquisa tem cunho qualitativo seguindo o modelo de investigação hipotético-dedutivo, por meio da análise critica dos conteúdos trabalhados na pesquisa empírica. O método utilizado foi análise do Projeto Acadêmico da Faculdade de Educação, através do estudo de bibliografias e produções acadêmicas relacionadas ao desenvolvimento humano, a psicomotricidade e ao corpo, além da coleta de dados por meio de questionário semi-estruturado aplicado a pedagogos recém- formados na instituição e a estudantes em seu ano de conclusão do curso. A aprendizagem é um processo que precisa ser orientado contemplando a complexidade humana para que ocorra da forma mais harmoniosa e integral possível. Atualmente, o pedagogo pode se direcionar para diversos campos de atuação e, inclusive, para diversificadas funções, entretanto sua principal formação é a prática docente. É realizada uma crítica à formação do educador com enfoque apenas no aspecto cognitivo dos aprendizes e apresenta-se uma educação com atividades psicomotoras como uma opção mais equilibrada. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper is divided into three chapters and aims to unveil the presence of Psychomotricity in the undergraduate Pedagogy program at the School of Education at University of Brasilia. Partial objectives are: to analyze the built in conception on the Psychomotricity in terms of Pedagogy; identifying the importance attributed to Psychomotricity aspects regarding teaching practice and; pondering the ability of newly Pedagogy graduates (and undergraduates) to feel empowered to act on the issues they can be presented in education practice environments that are the subject of Psychomotricity. The research has qualitative nature according to the model of hypothetical-deductive investigation, through critical analysis of the contents dealt with on the empirical research. The method used was analysis of the Academic Program of the School of Education, through the study of bibliographies and academic productions related to human development, Psychomotricity and body, in addition to data collection through a semi-structured questionnaire applied to pedagogues recently undergraduated from the institution and the Pedagogy students in their last year in college. Learning is a process that needs to be guided contemplating human complexity to occur as harmoniously and complete as possible. Currently, the pedagogue can be directed to different fields of activity, and even for diverse functions, however their primary training is aimed at teaching practice. A critique of teacher's education with a focus only on the cognitive aspects of the students is made and an education with psychomotor activities presents itself as a more balanced option. ________________________________________________________________________ RESUMEN
El trabajo fue dividido en tres capítulos y tiene como objetivo general des-velar la presencia de la psicomotricidad en el curso de graduación en pedagogía de la Facultad de Educación de la Universidad de Brasilia. Constituyen objetivos parciales el análisis de la concepción construida a cerca de la psicomotricidad en el bies de la pedagogía; identificar la importancia atribuida a los aspectos psicomotores en relación a la práctica pedagógica y ponderar la capacidad de los pedagogos graduados recientemente y de los estudiantes en vías de formación , de sentirse capacitados para actuar frente a algunos problemas que pueden aparecer en el espacio de la practica pedagógica y que son objeto de estudio y trabajo de la psicomotricidad. La investigación tiene cuño cualitativo con orientación hipotético-deductiva, mediante la análisis critica de los contenidos trabajados en la investigación empírica. La metodología utilizada en el trabajo dice respecto al análisis del Proyecto Académico de la Facultad de Educación, a través del estudio de bibliografía y producción académica relacionada con el desarrollo humano, a la psicomotricidad y al cuerpo como también la colecta de datos mediante un cuestionario semi-estructurado aplicado a pedagogos recién graduados en la institución y a estudiantes en su último año de estudios. El aprendizaje es un proceso que necesita ser orientado observándose la complejidad humana para que pueda ocurrir de forma harmoniosa e integral. En la actualidad el pedagogo puede direccionar su actuación en relación a diversos campos inclusive para diversas funciones. En tanto su principal formación relacionase a la práctica docente. Es realizada una crítica a la formación del educador que apenas enfoca el aspecto cognitivo del aprendiz presentando la educación con actividades psicomotrices como una opción más equilibrada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons