Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6217
Título: | Representações sociais da leitura e literatura na perspectiva de crianças do ensino fundamental |
Autor(es): | Rodrigues, Lorena dos Santos |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Representações sociais Leitura Crianças - livros e leitura Interesses na leitura |
Data de apresentação: | 10-Jul-2013 |
Data de publicação: | 3-Out-2013 |
Referência: | RODRIGUES, Lorena dos Santos. Representações sociais da leitura e literatura na perspectiva de crianças do ensino fundamental. 2013. xi, 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa na área educacional da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Objetiva identificar e analisar as representações sociais da leitura, especialmente a literária, na perspectiva de crianças da primeira fase do ensino fundamental. Procura também identificar as preferências de leitura dos sujeitos pesquisados. A base teórica está fundamentada na Teoria das Representações Sociais e em teóricos que abordam as temáticas: leitura, literatura e infância. A pesquisa é de abordagem metodológica qualitativa, com caráter descritivo e exploratório. Os participantes desta pesquisa foram 33 alunos do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O instrumento usado foi um questionário de evocação livre de palavras. Para auxiliar nas análises, utilizou-se o software EVOC. Os resultados mostraram que as crianças encaram o ato de ler positivamente. Concluí-se que a leitura literária para as crianças está atrelada ao desenvolvimento intelectual, à aprendizagem, ao prazer imaginativo e ao conhecimento de novas coisas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is a result of a research in the educational area of the University of Brasília. It aims to identify and analyze the reading social representations, especially the literary, viewing as the children in the first phase of the fundamental level. It also tries to identify the preferences of the reading of the researched subjects. The theoretical base is on the Theory of the Social Representations and on theoreticians who broach the themes: reading, literature and childhood. The research tackles in a qualitative, exploring and describing method. The research is qualitative approach with descriptive and exploratory. The participants in this study were 33 elementary school students of public education of Federal District. The instrument used was a questionnaire free evocation of words. To assist in the analysis, we used the software EVOC. The results pointed that the children consider reading positively. To the children, it is matched to the intellectual development, to the learning, to the imaginative pleasure and to know new things. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons