Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeticiaGoncalvesDeAraujo.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto : diálogo com mães de bebês
Autor(es): Araújo, Letícia Gonçalves de
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Lar e escola
Qualidade (Educação)
Educação de crianças
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 3-Out-2013
Referência: ARAÚJO, Letícia Gonçalves de. Bem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto: diálogo com mães de bebês. 2013. iii, 92 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da educação infantil na perspectiva do bem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto em situações de diálogos com mães de bebês de um ano. O referencial baseia-se no modelo de Educação Experiencial de Laevers (2004), bem como Formosinho (2009), Sousa (1998. 2006) e Borges (2010). A abordagem da pesquisa aqui desenvolvida é qualitativa. Deu-se em 4 encontros com intervalos quinzenais, o primeiro individualmente para apresentação da pesquisa, conceitos prévios e exposição do referencial teórico. Os outros três encontros foram em grupo, com a intenção de conhecer o que as mães sentiram no intervalo dos encontros. As participantes eram duas mães, uma advogada a outra professora universitária e doutoranda, casadas, com bebês de um ano de idade. Como instrumentos para a construção dos dados utilizou-se Rodas de conversas e questionário. Como resultado notou-se a ampliação do conhecimento do bem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto e a aplicabilidade destes na relação mãe-bebê. Outros resultados como melhor autocrítica das mães quanto à qualidade na educação infantil e relação família escola, bem como, autoestima como mães-educadoras, proporcionando aos filhos experiências estimulantes e diversificadas com mais atenção e entendimento desta etapa da vida. _________________________________________________________________________ RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo analizar la calidad de la educación infantil en la perspectiva del bien-estar, envolvimiento y el esfuerzo del adulto en situaciones de diálogo con madres de niños de un año de edad. Su referencial tiene base en los estudios de Laevers (2004) y su modelo de Educación Experiencial incluyendo autores como como Formosinho (2009), Sousa (1998. 2006) e Borges (2010). El abordaje de esta investigación es cualitativo. Su desarrollo ocurrió por medio de 4 citas con intervalos de quincenas. La primera cita ocurrió de forma individual, con cada madre, las otras 3 ocurrieron en grupo, para mejor exposición de las experiencias. Para el desarrollo de datos fue utilizado un cuestionario y diálogos orientados como instrumentos. Como resultados ha podido notarse la ampliación del conocimiento del bien-estar, envolvimiento y el esfuerzo del adulto y la aplicabilidad de estos en la relaciona madre-bebé. La investigación ha tenido otros resultados como mejor autocritica de las madres en relación a la calidad en la educación infantil, también mejora en la autoestima de ellas como madre-educadoras, proporcionando a sus hijos experiencias estimulantes y diversificadas con más atención e comprensión de esta etapa de la vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Trabalho de Conclusão de Curso, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons