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dc.contributor.advisorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
dc.contributor.authorAraújo, Letícia Gonçalves de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Letícia Gonçalves de. Bem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto: diálogo com mães de bebês. 2013. iii, 92 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Trabalho de Conclusão de Curso, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da educação infantil na perspectiva do bem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto em situações de diálogos com mães de bebês de um ano. O referencial baseia-se no modelo de Educação Experiencial de Laevers (2004), bem como Formosinho (2009), Sousa (1998. 2006) e Borges (2010). A abordagem da pesquisa aqui desenvolvida é qualitativa. Deu-se em 4 encontros com intervalos quinzenais, o primeiro individualmente para apresentação da pesquisa, conceitos prévios e exposição do referencial teórico. Os outros três encontros foram em grupo, com a intenção de conhecer o que as mães sentiram no intervalo dos encontros. As participantes eram duas mães, uma advogada a outra professora universitária e doutoranda, casadas, com bebês de um ano de idade. Como instrumentos para a construção dos dados utilizou-se Rodas de conversas e questionário. Como resultado notou-se a ampliação do conhecimento do bem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto e a aplicabilidade destes na relação mãe-bebê. Outros resultados como melhor autocrítica das mães quanto à qualidade na educação infantil e relação família escola, bem como, autoestima como mães-educadoras, proporcionando aos filhos experiências estimulantes e diversificadas com mais atenção e entendimento desta etapa da vida. _________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo analizar la calidad de la educación infantil en la perspectiva del bien-estar, envolvimiento y el esfuerzo del adulto en situaciones de diálogo con madres de niños de un año de edad. Su referencial tiene base en los estudios de Laevers (2004) y su modelo de Educación Experiencial incluyendo autores como como Formosinho (2009), Sousa (1998. 2006) e Borges (2010). El abordaje de esta investigación es cualitativo. Su desarrollo ocurrió por medio de 4 citas con intervalos de quincenas. La primera cita ocurrió de forma individual, con cada madre, las otras 3 ocurrieron en grupo, para mejor exposición de las experiencias. Para el desarrollo de datos fue utilizado un cuestionario y diálogos orientados como instrumentos. Como resultados ha podido notarse la ampliación del conocimiento del bien-estar, envolvimiento y el esfuerzo del adulto y la aplicabilidad de estos en la relaciona madre-bebé. La investigación ha tenido otros resultados como mejor autocritica de las madres en relación a la calidad en la educación infantil, también mejora en la autoestima de ellas como madre-educadoras, proporcionando a sus hijos experiencias estimulantes y diversificadas con más atención e comprensión de esta etapa de la vida.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleBem-estar, envolvimento e empenhamento do adulto : diálogo com mães de bebêsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-10-03T10:41:36Z-
dc.date.available2013-10-03T10:41:36Z-
dc.date.issued2013-10-03T10:41:36Z-
dc.date.submitted2013-07-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6213-
dc.language.isoPortuguêsen
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